A proposta deste trabalho analisa as experiências vivenciadas no PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência no curso de Química-Licenciatura no Agreste pernambucano no período da pandemia de Covid-19. O objetivo é trazer relatos e reflexões sobre a contribuição da iniciação da formação de professores. O programa relata uma proposta curricular dividida em parte teórica que inclui discussões de textos, planejamento, reunião e outras atividades múltiplas sobre a prática docente, como os eventos relacionados ao ensino de química. Além da parte prática estruturada em momentos de realizações de atividades escolares e aplicações de jogos adaptados ao ambiente remoto. Deste modo, intenciona os licenciandos para o compromisso inicial de experimentar esta oportunidade na graduação como fonte de experiência positiva na sua prática na sala de aula, superando adversidades, como o ser professor. Evidenciou-se que existe uma problematização e reflexão de observar as dificuldades dos estudantes e procurar intervenções para minimizar as limitações a partir de aulas dinâmicas e projetos que facilitem tanto o ensino quanto aprendizagem e com isso oportunizando também a segurança para ministrar aulas desenvolvendo a perspectiva que o ambiente escolar não se limita a escola, os espaços não escolares também agregam bastante na formação crítica e conteudista do aluno.