O presente artigo descreve o desenvolvimento de um jogo didático de cartas, similar a um jogo de baralho convencional e também sua respectiva aplicação no ensino de Química Orgânica, durante as aulas do conteúdo sobre nomenclatura dos hidrocarbonetos, mais especificamente na revisão de conceitos relacionados à nomenclatura e reconhecimento de fórmulas estruturais, bem como propriedades de compostos pertencentes a função orgânica dos hidrocarbonetos previsto no currículo do terceiro ano do Ensino Médio. O jogo foi desenvolvido junto aos estudantes e em seguida aplicado em duas salas de aula de uma escola pública localizada no município de Paulista, na Paraíba, com participação de 60 estudantes cursando o 3º ano do Ensino Médio. Após a aplicação, a avaliação dos efeitos do jogo no aprendizado dos conceitos de hidrocarbonetos demonstrou melhora na aprendizagem e aumento de interesse dos estudantes pela disciplina de Química. Os resultados também permitiram constatar que o jogo de cartas, quando utilizada de forma lúdica, contribuiu para o desenvolvimento de habilidades essenciais à formação cidadã, tais como iniciativa e capacidade de argumentação, ampliando a cooperação coletiva e melhorando as relações interpessoais em sala de aula. Dessa forma, reiteram-se a importância e a eficácia das atividades lúdicas, na motivação à aprendizagem dos estudantes.na disciplina de Química.