O ENSINO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA UFRN DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: METODOLOGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE PERMANECEM NO PERÍODO PÓS PANDÊMICO.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98620 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5238 "inscrito_id" => 18845 "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA UFRN DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: METODOLOGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE PERMANECEM NO PERÍODO PÓS PANDÊMICO." "resumo" => "O artigo busca apresentar o mapeamento de dados acerca do Ensino de Ciências Contábeis durante a pandemia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, campus central situado em Natal. Trata-se dos dados parciais da pesquisa de mestrado em andamento: O Ensino das Ciências Contábeis e os seus reflexos durante o período pós pandêmico da COVID-19: Percepções de discentes e docentes da UFRN. Para isso, tem-se como suporte teórico os documentos oficiais publicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS); Os decretos federais, as orientações da unidade federativa e do município, além das portarias internas da UFRN em relação ao enfrentamento da pandemia; as teorias construtivistas, humanistas, abordagens significativas e teoria sociocultural. A pesquisa assume o caráter descritivo e analítico, posto que considera as amostras textuais sobre o ensino de Ciências Contábeis coletados via entrevistas e questionários aplicados pelo google forms com os discentes e docentes do respectivo curso da Instituição de Ensino Superior. Dado essa relevância, no presente trabalho, os resultados sinalizam a relevância do estudo no que se refere ao rendimento acadêmico, além de uma nova percepção sobre as metodologias e práticas pedagógicas inseridas durante o período pandêmico e que permanecem como subsídios para uma aprendizagem efetiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID18845_TB5238_19062023224328.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO FABIANO DE BRITO" "autor_nome_curto" => "FABIANO BRITO" "autor_email" => "britofabiano@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98620 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5238 "inscrito_id" => 18845 "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA UFRN DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: METODOLOGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE PERMANECEM NO PERÍODO PÓS PANDÊMICO." "resumo" => "O artigo busca apresentar o mapeamento de dados acerca do Ensino de Ciências Contábeis durante a pandemia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, campus central situado em Natal. Trata-se dos dados parciais da pesquisa de mestrado em andamento: O Ensino das Ciências Contábeis e os seus reflexos durante o período pós pandêmico da COVID-19: Percepções de discentes e docentes da UFRN. Para isso, tem-se como suporte teórico os documentos oficiais publicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS); Os decretos federais, as orientações da unidade federativa e do município, além das portarias internas da UFRN em relação ao enfrentamento da pandemia; as teorias construtivistas, humanistas, abordagens significativas e teoria sociocultural. A pesquisa assume o caráter descritivo e analítico, posto que considera as amostras textuais sobre o ensino de Ciências Contábeis coletados via entrevistas e questionários aplicados pelo google forms com os discentes e docentes do respectivo curso da Instituição de Ensino Superior. Dado essa relevância, no presente trabalho, os resultados sinalizam a relevância do estudo no que se refere ao rendimento acadêmico, além de uma nova percepção sobre as metodologias e práticas pedagógicas inseridas durante o período pandêmico e que permanecem como subsídios para uma aprendizagem efetiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID18845_TB5238_19062023224328.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO FABIANO DE BRITO" "autor_nome_curto" => "FABIANO BRITO" "autor_email" => "britofabiano@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }