Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS: UMA EXPERIÊNCIA COM A ABORDAGEM LINFE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96199
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2035
    "inscrito_id" => 2617
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS: UMA EXPERIÊNCIA COM A ABORDAGEM LINFE"
    "resumo" => "É possível observar que nos últimos anos tem havido uma crescente demanda por cursos de Inglês, não apenas para fins gerais, mas também, para fins específicos. Nesse sentido, a presente pesquisa investiga a formação de professores de línguas, com o foco na língua inglesa, por ser nosso contexto de atuação, tendo em vista a multiplicidade de papéis que esse profissional deve desempenhar. Após um breve panorama do ensino de Línguas para Fins Específicos no mundo e no Brasil, apresentamos um relato de experiência vivenciado com uma turma de professores em formação, cursando Licenciatura em Letras - Inglês em uma universidade pública na cidade do Rio de Janeiro. Partindo da bibliografia referência internacional na área LinFE: Hutchinson & Waters, 1987; Dudley-Evans & Saint John, 1998; Paltridge & Starfield, 2013; Celani, 2009; Valente & Ribeiro, 2022, esta comunicação propõe (re)pensar a formação dos futuros professores de inglês nos cursos de graduação, demonstrar práticas colaborativas e interativas na instrução e construção de conhecimento dos futuros docentes e apontar para a necessidade da formação continuada para professores de inglês para que possam melhor atender as demandas do mercado. Palavras-chave: Inglês para Fins Específicos, Ensino, Formação Continuada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID2617_TB2035_16052023152055.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLÁUDIA REBELLO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Cláudia Rebello"
    "autor_email" => "claurebello@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96199
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2035
    "inscrito_id" => 2617
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS: UMA EXPERIÊNCIA COM A ABORDAGEM LINFE"
    "resumo" => "É possível observar que nos últimos anos tem havido uma crescente demanda por cursos de Inglês, não apenas para fins gerais, mas também, para fins específicos. Nesse sentido, a presente pesquisa investiga a formação de professores de línguas, com o foco na língua inglesa, por ser nosso contexto de atuação, tendo em vista a multiplicidade de papéis que esse profissional deve desempenhar. Após um breve panorama do ensino de Línguas para Fins Específicos no mundo e no Brasil, apresentamos um relato de experiência vivenciado com uma turma de professores em formação, cursando Licenciatura em Letras - Inglês em uma universidade pública na cidade do Rio de Janeiro. Partindo da bibliografia referência internacional na área LinFE: Hutchinson & Waters, 1987; Dudley-Evans & Saint John, 1998; Paltridge & Starfield, 2013; Celani, 2009; Valente & Ribeiro, 2022, esta comunicação propõe (re)pensar a formação dos futuros professores de inglês nos cursos de graduação, demonstrar práticas colaborativas e interativas na instrução e construção de conhecimento dos futuros docentes e apontar para a necessidade da formação continuada para professores de inglês para que possam melhor atender as demandas do mercado. Palavras-chave: Inglês para Fins Específicos, Ensino, Formação Continuada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID2617_TB2035_16052023152055.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLÁUDIA REBELLO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Cláudia Rebello"
    "autor_email" => "claurebello@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

É possível observar que nos últimos anos tem havido uma crescente demanda por cursos de Inglês, não apenas para fins gerais, mas também, para fins específicos. Nesse sentido, a presente pesquisa investiga a formação de professores de línguas, com o foco na língua inglesa, por ser nosso contexto de atuação, tendo em vista a multiplicidade de papéis que esse profissional deve desempenhar. Após um breve panorama do ensino de Línguas para Fins Específicos no mundo e no Brasil, apresentamos um relato de experiência vivenciado com uma turma de professores em formação, cursando Licenciatura em Letras - Inglês em uma universidade pública na cidade do Rio de Janeiro. Partindo da bibliografia referência internacional na área LinFE: Hutchinson & Waters, 1987; Dudley-Evans & Saint John, 1998; Paltridge & Starfield, 2013; Celani, 2009; Valente & Ribeiro, 2022, esta comunicação propõe (re)pensar a formação dos futuros professores de inglês nos cursos de graduação, demonstrar práticas colaborativas e interativas na instrução e construção de conhecimento dos futuros docentes e apontar para a necessidade da formação continuada para professores de inglês para que possam melhor atender as demandas do mercado. Palavras-chave: Inglês para Fins Específicos, Ensino, Formação Continuada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.