As transformações que ocorrem, periodicamente, na sociedade impactam diretamente a educação. Um exemplo disso, é a onda tecnológica com seus avanços ativos e constantes. Sendo necessário o desenvolvimento e a implementação de novas práticas educacionais para que haja um processo de aprendizagem condizente com a geração contemporânea. Esses são desafios que refletem diretamente na sala de aula e no dia a dia da escola. Ainda mais se pensarmos que existem realidades conflitantes, quando existem alunos, da mesma série de ensino, que acompanham o avanço tecnológico e tem um certo letramento digital, enquanto outros estão aquém dessa realidade. Para tanto, é preciso entender a escola como um espaço de transformação social de pessoas e de realidades. Nesse sentido, a robótica educacional tem sido utilizada como uma ferramenta eficiente para contribuir na construção de um conhecimento motivado e concreto. Pois, possibilita aos discentes a integração entre a teoria e a prática, sobretudo por integrar conhecimentos de matérias como ciências, matemática, lógica e interpretação textual. Nesse contexto, foi objetivo de estudo, neste trabalho, a análise dos impactos que o ensino da robótica pode causar no ensino fundamental. Para isso, foi realizado um relato de experiência, elaborado durante uma atividade de extensão, desenvolvida em uma escola do município de Itabaiana - PB, por alunas do curso técnico integrado em Automação Industrial do IFPB, em parceria com a secretaria de educação do município. Além do relato subjetivo, buscou-se dados para avaliar qualitativamente os impactos trazidos pela robótica na sala de aula. Os resultados demonstram uma contribuição positiva, uma vez que permitiu aos discentes, do ensino fundamental, o conhecimento de novas áreas, aguçando a curiosidade para novos cursos na área tecnológica. Enquanto as discentes, autoras deste trabalho, tiveram novas experiências ao colocar em prática os conhecimentos que estão sendo adquiridos durante o curso integrado.