Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA: IMPACTOS QUE O ENSINO DA ROBÓTICA CAUSA NO ENSINO FUNDAMENTAL.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99736
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6704
    "inscrito_id" => 19486
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: IMPACTOS QUE O ENSINO DA ROBÓTICA CAUSA NO ENSINO FUNDAMENTAL."
    "resumo" => "As transformações que ocorrem, periodicamente, na sociedade impactam diretamente a educação. Um exemplo disso, é a onda tecnológica com seus avanços ativos e constantes. Sendo necessário o desenvolvimento e a implementação de novas práticas educacionais para que haja um processo de aprendizagem condizente com a geração contemporânea. Esses são desafios que refletem diretamente na sala de aula e no dia a dia da escola. Ainda mais se pensarmos que existem realidades conflitantes, quando existem alunos, da mesma série de ensino, que acompanham o avanço tecnológico e tem um certo letramento digital, enquanto outros estão aquém dessa realidade. Para tanto, é preciso entender a escola como um espaço de transformação social de pessoas e de realidades. Nesse sentido, a robótica educacional tem sido utilizada como uma ferramenta eficiente para contribuir na construção de um conhecimento motivado e concreto. Pois, possibilita aos discentes a integração entre a teoria e a prática, sobretudo por integrar conhecimentos de matérias como ciências, matemática, lógica e interpretação textual. Nesse contexto, foi objetivo de estudo, neste trabalho, a análise dos impactos que o ensino da robótica pode causar no ensino fundamental. Para isso, foi realizado um relato de experiência, elaborado durante uma atividade de extensão, desenvolvida em uma escola do município de Itabaiana - PB, por alunas do curso técnico integrado em Automação Industrial do IFPB, em parceria com a secretaria de educação do município. Além do relato subjetivo, buscou-se dados para avaliar qualitativamente os impactos trazidos pela robótica na sala de aula. Os resultados demonstram uma contribuição positiva, uma vez que permitiu aos discentes, do ensino fundamental, o conhecimento de novas áreas, aguçando a curiosidade para novos cursos na área tecnológica. Enquanto as discentes, autoras deste trabalho, tiveram novas experiências ao colocar em prática os conhecimentos que estão sendo adquiridos durante o curso integrado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6581896a18b97_19122023091538.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2023-12-19 09:15:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MYRELLI NASCIMENTO GALDINO"
    "autor_nome_curto" => "MYRELLI"
    "autor_email" => "myrelli.galdino@academico"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99736
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6704
    "inscrito_id" => 19486
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: IMPACTOS QUE O ENSINO DA ROBÓTICA CAUSA NO ENSINO FUNDAMENTAL."
    "resumo" => "As transformações que ocorrem, periodicamente, na sociedade impactam diretamente a educação. Um exemplo disso, é a onda tecnológica com seus avanços ativos e constantes. Sendo necessário o desenvolvimento e a implementação de novas práticas educacionais para que haja um processo de aprendizagem condizente com a geração contemporânea. Esses são desafios que refletem diretamente na sala de aula e no dia a dia da escola. Ainda mais se pensarmos que existem realidades conflitantes, quando existem alunos, da mesma série de ensino, que acompanham o avanço tecnológico e tem um certo letramento digital, enquanto outros estão aquém dessa realidade. Para tanto, é preciso entender a escola como um espaço de transformação social de pessoas e de realidades. Nesse sentido, a robótica educacional tem sido utilizada como uma ferramenta eficiente para contribuir na construção de um conhecimento motivado e concreto. Pois, possibilita aos discentes a integração entre a teoria e a prática, sobretudo por integrar conhecimentos de matérias como ciências, matemática, lógica e interpretação textual. Nesse contexto, foi objetivo de estudo, neste trabalho, a análise dos impactos que o ensino da robótica pode causar no ensino fundamental. Para isso, foi realizado um relato de experiência, elaborado durante uma atividade de extensão, desenvolvida em uma escola do município de Itabaiana - PB, por alunas do curso técnico integrado em Automação Industrial do IFPB, em parceria com a secretaria de educação do município. Além do relato subjetivo, buscou-se dados para avaliar qualitativamente os impactos trazidos pela robótica na sala de aula. Os resultados demonstram uma contribuição positiva, uma vez que permitiu aos discentes, do ensino fundamental, o conhecimento de novas áreas, aguçando a curiosidade para novos cursos na área tecnológica. Enquanto as discentes, autoras deste trabalho, tiveram novas experiências ao colocar em prática os conhecimentos que estão sendo adquiridos durante o curso integrado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6581896a18b97_19122023091538.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2023-12-19 09:15:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MYRELLI NASCIMENTO GALDINO"
    "autor_nome_curto" => "MYRELLI"
    "autor_email" => "myrelli.galdino@academico"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

As transformações que ocorrem, periodicamente, na sociedade impactam diretamente a educação. Um exemplo disso, é a onda tecnológica com seus avanços ativos e constantes. Sendo necessário o desenvolvimento e a implementação de novas práticas educacionais para que haja um processo de aprendizagem condizente com a geração contemporânea. Esses são desafios que refletem diretamente na sala de aula e no dia a dia da escola. Ainda mais se pensarmos que existem realidades conflitantes, quando existem alunos, da mesma série de ensino, que acompanham o avanço tecnológico e tem um certo letramento digital, enquanto outros estão aquém dessa realidade. Para tanto, é preciso entender a escola como um espaço de transformação social de pessoas e de realidades. Nesse sentido, a robótica educacional tem sido utilizada como uma ferramenta eficiente para contribuir na construção de um conhecimento motivado e concreto. Pois, possibilita aos discentes a integração entre a teoria e a prática, sobretudo por integrar conhecimentos de matérias como ciências, matemática, lógica e interpretação textual. Nesse contexto, foi objetivo de estudo, neste trabalho, a análise dos impactos que o ensino da robótica pode causar no ensino fundamental. Para isso, foi realizado um relato de experiência, elaborado durante uma atividade de extensão, desenvolvida em uma escola do município de Itabaiana - PB, por alunas do curso técnico integrado em Automação Industrial do IFPB, em parceria com a secretaria de educação do município. Além do relato subjetivo, buscou-se dados para avaliar qualitativamente os impactos trazidos pela robótica na sala de aula. Os resultados demonstram uma contribuição positiva, uma vez que permitiu aos discentes, do ensino fundamental, o conhecimento de novas áreas, aguçando a curiosidade para novos cursos na área tecnológica. Enquanto as discentes, autoras deste trabalho, tiveram novas experiências ao colocar em prática os conhecimentos que estão sendo adquiridos durante o curso integrado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.