Associar práticas educomunicativas a componentes curriculares presentes nas ementas dos cursos técnicos integrados é uma das possibilidades para práticas de educação midiática na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) situa os estudos das mídias dentro do componente curricular de Língua Portuguesa. Considerando a abordagem crítica sobre a BNCC, com base no conceito de trabalho enquanto princípio educativo, este artigo apresenta a elaboração de uma sequência didática para estudantes dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Alagoas – Campus Marechal Deodoro, explanando noções sobre o funcionamento das mídias digitais e interferência de algoritmos, a partir da análise sobre sátiras dentro de aulas de Língua Portuguesa. Muitas das notícias falsas (fake news) publicadas no mundo digital utilizam da sátira para enganar leitores e obter compartilhamentos por meio da indignação ou do reforço às próprias crenças, conceituado como pós-verdade. Daí a análise de conteúdos satíricos ser fundamental para que estudantes desenvolvam a habilidade de interpretar textos diversos, além de ler criticamente notícias difundidas nas redes sociais, principalmente fake news. A sequência didática apresentada neste artigo é resultado de uma pesquisa-ação realizada com estudantes e servidores do Campus Marechal Deodoro, utilizando como principais referenciais teóricos Antoni Zabala, Paulo Freire e Lev Vygostsky.