Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS EXPERIMENTAIS SIMULADAS COMO ALTERNATIVA PARA AULAS EXPERIMENTAIS PROFISSIONALIZANTES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94716
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 98
    "inscrito_id" => 2210
    "titulo" => "PRÁTICAS EXPERIMENTAIS SIMULADAS COMO ALTERNATIVA PARA AULAS EXPERIMENTAIS PROFISSIONALIZANTES"
    "resumo" => "É comum ouvir pessoas reclamando das dificuldades das disciplinas das ciências exatas, principalmente a Química, que já foi refrão de música por ser odiada. Entretanto, os professores e pesquisadores da área de ensino de Química apontam como principais dificuldades de aprendizagem às relacionadas com a infraestrutura, como falta de laboratórios, de aulas experimentais e de reagentes, e, mesmo podendo contar com alguns desses elementos, ainda se deparam com aulas descontextualizadas e sem sentido para o aluno, que busca uma interação com o seu mundo, que seja relacionado com alguma coisa que eles assistem na televisão ou veem na vida real, como uma profissão ou ofício. Existem muitas alternativas para materiais e equipamentos de laboratório que se utilizam de materiais recicláveis e de baixo custo, contudo não há alternativas para a falta de reagentes e insumos e há poucas alternativas e propostas de se simular algumas tarefas ligadas à profissões, tais como, enfermeiros, químicos, peritos, entre outras. Por isso, buscamos responder a essa questão com uma metodologia que pode ser aplicada em escolas e espaços que não possuem laboratórios ou equipamentos e utiliza materiais caseiros, encontrados em qualquer loja de alimentos e recursos simples, tais como copos de plástico e canudos de papel. Portanto, com intuito de solucionar a falta de reagentes e montar práticas amparadas em contextos profissionalizantes foram elaboradas práticas experimentais simuladas que fazem as vezes das práticas reais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2210_TB98_10042023181038.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WLADIMYR MATTOS ALBANO"
    "autor_nome_curto" => "WLADIMYR"
    "autor_email" => "mattosalbano@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94716
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 98
    "inscrito_id" => 2210
    "titulo" => "PRÁTICAS EXPERIMENTAIS SIMULADAS COMO ALTERNATIVA PARA AULAS EXPERIMENTAIS PROFISSIONALIZANTES"
    "resumo" => "É comum ouvir pessoas reclamando das dificuldades das disciplinas das ciências exatas, principalmente a Química, que já foi refrão de música por ser odiada. Entretanto, os professores e pesquisadores da área de ensino de Química apontam como principais dificuldades de aprendizagem às relacionadas com a infraestrutura, como falta de laboratórios, de aulas experimentais e de reagentes, e, mesmo podendo contar com alguns desses elementos, ainda se deparam com aulas descontextualizadas e sem sentido para o aluno, que busca uma interação com o seu mundo, que seja relacionado com alguma coisa que eles assistem na televisão ou veem na vida real, como uma profissão ou ofício. Existem muitas alternativas para materiais e equipamentos de laboratório que se utilizam de materiais recicláveis e de baixo custo, contudo não há alternativas para a falta de reagentes e insumos e há poucas alternativas e propostas de se simular algumas tarefas ligadas à profissões, tais como, enfermeiros, químicos, peritos, entre outras. Por isso, buscamos responder a essa questão com uma metodologia que pode ser aplicada em escolas e espaços que não possuem laboratórios ou equipamentos e utiliza materiais caseiros, encontrados em qualquer loja de alimentos e recursos simples, tais como copos de plástico e canudos de papel. Portanto, com intuito de solucionar a falta de reagentes e montar práticas amparadas em contextos profissionalizantes foram elaboradas práticas experimentais simuladas que fazem as vezes das práticas reais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2210_TB98_10042023181038.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WLADIMYR MATTOS ALBANO"
    "autor_nome_curto" => "WLADIMYR"
    "autor_email" => "mattosalbano@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

É comum ouvir pessoas reclamando das dificuldades das disciplinas das ciências exatas, principalmente a Química, que já foi refrão de música por ser odiada. Entretanto, os professores e pesquisadores da área de ensino de Química apontam como principais dificuldades de aprendizagem às relacionadas com a infraestrutura, como falta de laboratórios, de aulas experimentais e de reagentes, e, mesmo podendo contar com alguns desses elementos, ainda se deparam com aulas descontextualizadas e sem sentido para o aluno, que busca uma interação com o seu mundo, que seja relacionado com alguma coisa que eles assistem na televisão ou veem na vida real, como uma profissão ou ofício. Existem muitas alternativas para materiais e equipamentos de laboratório que se utilizam de materiais recicláveis e de baixo custo, contudo não há alternativas para a falta de reagentes e insumos e há poucas alternativas e propostas de se simular algumas tarefas ligadas à profissões, tais como, enfermeiros, químicos, peritos, entre outras. Por isso, buscamos responder a essa questão com uma metodologia que pode ser aplicada em escolas e espaços que não possuem laboratórios ou equipamentos e utiliza materiais caseiros, encontrados em qualquer loja de alimentos e recursos simples, tais como copos de plástico e canudos de papel. Portanto, com intuito de solucionar a falta de reagentes e montar práticas amparadas em contextos profissionalizantes foram elaboradas práticas experimentais simuladas que fazem as vezes das práticas reais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.