Este estudo apresenta um recorte de uma investigação de doutorado que tem por objetivo problematizar como discursos da pesquisa em Educação Estatística direcionam currículos de matemática no contexto escolar brasileiro. Concebe-se o conceito de discurso e governamentalidade seguindo pensamentos do Filósofo Michel Foucault, bem como uma perspectiva política que problematiza/investiga a própria pesquisa científica, para mostrar como discursos científicos em educação matemática atuam sutilmente ao endereçar valores, moralidades e comportamentos desejáveis aos estudantes para torná-los "sujeitos-educados-estatisticamente". Para a construção do material empírico leva-se em conta um conjunto de 34 artigos vinculados à movimentos científicos que apresentam temas em educação estatística na educação básica, são eles: artigos do evento "VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática" (VII SIPEM/2018) e de edições temáticas de revistas científicas brasileiras - "Ensino de Ciências e Matemática" (2018), "Vidya" (2016) e "Educação Matemática Pesquisa" (2016). Argumenta-se que a significação de “letramento estatístico” não só direciona tipos de raciocínios e conhecimentos estatísticos na produção de currículos da educação estatística, mas também possibilita que racionalidades políticas do neoliberalismo atuem na regulação das ações dos estudantes para torná-los cidadãos críticos, letrados estatisticamente, por exemplo: consumidores prudentes e empreendedores de si que tomam “boas” decisões ao enfrentar os desafios da vida.