Esta pesquisa tem a intenção de realçar o valor do olhar estratégico direcionado ao marketing digital dos negócios, com o objetivo de analisar a efetividade de estratégias implementadas nas empresas do setor vestuário de Coelho Neto-MA. Ainda, o estudo aborda ferramentas estratégicas, especialmente a Matriz de Ansoff para identificar características do mercado. Pois segundo dados do IBGE a internet está presente em mais de 90% dos lares desde 2021, o que revela um cenário animador para trabalhar o marketing digital e realça a sua importância desde os últimos anos. Na parte teórica foram reunidos apontamentos de diversos autores que abordam o planejamento estratégico e o marketing, sobretudo nas idéias de Kotler (2017), Ansoff (1979), Oliveira (2009) e Assis Neto (2013). A metodologia da pesquisa se caracteriza como quantitativa e qualitativa e possui caráter descritivo e exploratório trazendo também a análise bibliográfica. Ademais, selecionou-se 20 empresas que atuam no ramo vestuário composto por lojas de varejo, multimarcas e de departamento que localizam-se na cidade de Coelho Neto-MA, dessa forma traçando o perfil do setor através de amostragem. Para coleta de dados houve aplicação de questionário virtual, bem como entrevistas in loco, as perguntas foram elaboradas para verificar se as ferramentas aplicadas no marketing digital são regulares comparando-as entre as empresas participantes, além de fazer aplicação da Matriz Ansoff para auxiliar a pesquisa. Os resultados contribuíram para realçar a dimensão do planejamento estratégico e suas ferramentas, acompanhado do marketing digital nas organizações sejam elas pequenas ou grandes, bem como na implantação de técnicas eficazes para se destacar no mercado digital que só cresce.