O trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado em andamento e teve como objetivo inicial trabalhar a educação híbrida por meio do desenvolvimento de um aplicativo educacional de cursos abertos massivos online sobre Preservação Ambiental para estudantes da Educação Básica. Além disso, contamos com os seguintes objetivos específicos: (1) Identificar plataformas que disponibilizam MOOC sobre Preservação ambiental para o ensino Médio, (2) Promover a participação dos estudantes do 1º ano do Ensino Médio em minicurso online (MOOC), e (3) Compreender a percepção e engajamento desses estudantes quanto à utilização de recursos tecnológicos. O trabalho baseia-se na inserção da tecnologia na Educação Básica por meio de um MOOC, como maneira atrativa para os estudantes. Entretanto, tomando como base os pressupostos da BNCC que trazem a importância da inserção da tecnologia, unindo-a conscientização para a Preservação Ambiental com o auxílio dos conteúdos propostos pelo MOOC. Os dados foram analisados por meio da Design-Based Research-DBR que traz uma metodologia capaz de conduzir os estudantes para o desenvolvimento de artefatos tecnológicos e outros produtos de grande importância, que já é observável alguns resultados positivos em pesquisas de desenvolvimento e inovação na área educacional e também nesta pesquisa que foi possível colher frutos do trabalho realizado logo após os alunos cursarem o MOOC trazendo suas experiências através de artefatos como: vídeos, poemas, paródias, power point. Portanto, com a realização dessa pesquisa foi possível ver a aquisição de diversas habilidades pelos estudantes a partir de um novo conteúdo visto no curso.