A pesquisa investiga os acesso, uso e domínio de dispositivos de tecnologias digitais e digitais em rede por estudantes do 5º período de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), campus Maracanã, do turno da noite, inscritos na disciplina obrigatória de Pesquisa e Prática Pedagógica 3, no período letivo 2022.2. O objetivo foi identificar os perfis e entender a relação com tecnologias digitais e em rede durante a formação acadêmica profissional e o capital de rede de estudantes. Aplicamos a metodologia de questionário com perguntas abertas, semi-abertas e fechadas, das quais obtivemos respostas quantitativas e qualitativas do pequeno demonstrativo que se constitui em representatividade não estatística. Tomamos como referenciais teóricos os estudos dos cotidianos de Nilda Alves, reflexões sobre comunicação ubíqua de Lúcia Santaella, a discussão sobre vidas móveis e capital de rede de John Urry e Anthony Elliott, dentre outros. Obtivemos 11 respondentes dos 33 inscritos na disciplina. Os resultados são de predomínio de acesso às novas tecnologias mas em realidades diversas quanto aos tipos e quantidade de dispositivos materiais ao alcance. Constatamos uso de redes sociais e acessos a sites na internet por todos. Constatamos que a maioria dos respondentes têm algum domínio de três softwares do pacote Office da Microsoft; domínio de internet e habilidade de executar tarefas no e-mail; dispensa auxílio de terceiros no uso de tecnologias digitais - ainda que falte essa autonomia a alguns; e revelaram um capital de rede que envolve muito uso diário de tecnologias móveis ou com internet na rotina, inclusive em aulas. 36% descreve a insegurança pública no trajeto como empecilho para o uso de computador pessoal na Universidade. Predomina o perfil de sexo feminino, na faixa dos 20 anos e mais da metade com autodenominação de pessoa branca entre os participantes.