Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MODELOS DIDÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS: CONHECENDO A CITOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98111
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4595
    "inscrito_id" => 5310
    "titulo" => "MODELOS DIDÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS: CONHECENDO A CITOLOGIA"
    "resumo" => "Dada a complexidade e abstração de estruturas e funções discutidas na citologia, mencionadas por muitos alunos, observa-se a dificuldade de compreensão e construção de significados acerca do conteúdo. Nesse contexto, os modelos didáticos, planejados, discutidos e construídos pelos próprios alunos, configuram-se como um importante recurso didático, com potenciais de representação e associação de conhecimentos que codificam com mais facilidade a significação das estruturas e processos celulares, estabelecendo uma conexão entre teoria e prática. Objetivou-se com o presente trabalho refletir sobre o uso de modelos didáticos no ensino de biologia, suas implicações didáticas e seu impacto na aprendizagem dos alunos. A intervenção foi desenvolvida por bolsistas do Programa de Residência Pedagógica do subprojeto de Biologia da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, em duas turmas de 1º ano do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino em Sobral - CE. O percurso metodológico teve início com a realização de aulas expositivas dialogadas sobre células procariontes e eucariontes, organelas celulares, membrana plasmática, divisão celular e núcleo. Posteriormente, a turma foi dividida em equipes, cada uma responsável pela criação de um modelo didático relacionado aos conteúdos discutidos. Com a finalização dos modelos, os alunos participaram de uma exposição, que foi intitulada “Intervalo Biológico”, na oportunidade os alunos apresentaram seus modelos para a comunidade escolar. Em seguida, aplicou-se um questionário com o intuito de conhecer melhor as percepções dos alunos sobre a prática desenvolvida. Fica evidente com a desenvoltura das apresentações, e a partir das respostas obtidas com o questionário, que os alunos construíram um importante repertório de compreensão e significados sobre a citologia, ressaltando o valor pedagógico e criativo dos modelos confeccionados na construção da aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6582e6cd6ab6f_20122023100621.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2023-12-20 10:06:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÉBORAH LARA DE PAULA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "DÉBORAH"
    "autor_email" => "deborah.dpaula@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98111
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4595
    "inscrito_id" => 5310
    "titulo" => "MODELOS DIDÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS: CONHECENDO A CITOLOGIA"
    "resumo" => "Dada a complexidade e abstração de estruturas e funções discutidas na citologia, mencionadas por muitos alunos, observa-se a dificuldade de compreensão e construção de significados acerca do conteúdo. Nesse contexto, os modelos didáticos, planejados, discutidos e construídos pelos próprios alunos, configuram-se como um importante recurso didático, com potenciais de representação e associação de conhecimentos que codificam com mais facilidade a significação das estruturas e processos celulares, estabelecendo uma conexão entre teoria e prática. Objetivou-se com o presente trabalho refletir sobre o uso de modelos didáticos no ensino de biologia, suas implicações didáticas e seu impacto na aprendizagem dos alunos. A intervenção foi desenvolvida por bolsistas do Programa de Residência Pedagógica do subprojeto de Biologia da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, em duas turmas de 1º ano do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino em Sobral - CE. O percurso metodológico teve início com a realização de aulas expositivas dialogadas sobre células procariontes e eucariontes, organelas celulares, membrana plasmática, divisão celular e núcleo. Posteriormente, a turma foi dividida em equipes, cada uma responsável pela criação de um modelo didático relacionado aos conteúdos discutidos. Com a finalização dos modelos, os alunos participaram de uma exposição, que foi intitulada “Intervalo Biológico”, na oportunidade os alunos apresentaram seus modelos para a comunidade escolar. Em seguida, aplicou-se um questionário com o intuito de conhecer melhor as percepções dos alunos sobre a prática desenvolvida. Fica evidente com a desenvoltura das apresentações, e a partir das respostas obtidas com o questionário, que os alunos construíram um importante repertório de compreensão e significados sobre a citologia, ressaltando o valor pedagógico e criativo dos modelos confeccionados na construção da aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6582e6cd6ab6f_20122023100621.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2023-12-20 10:06:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÉBORAH LARA DE PAULA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "DÉBORAH"
    "autor_email" => "deborah.dpaula@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Dada a complexidade e abstração de estruturas e funções discutidas na citologia, mencionadas por muitos alunos, observa-se a dificuldade de compreensão e construção de significados acerca do conteúdo. Nesse contexto, os modelos didáticos, planejados, discutidos e construídos pelos próprios alunos, configuram-se como um importante recurso didático, com potenciais de representação e associação de conhecimentos que codificam com mais facilidade a significação das estruturas e processos celulares, estabelecendo uma conexão entre teoria e prática. Objetivou-se com o presente trabalho refletir sobre o uso de modelos didáticos no ensino de biologia, suas implicações didáticas e seu impacto na aprendizagem dos alunos. A intervenção foi desenvolvida por bolsistas do Programa de Residência Pedagógica do subprojeto de Biologia da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, em duas turmas de 1º ano do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino em Sobral - CE. O percurso metodológico teve início com a realização de aulas expositivas dialogadas sobre células procariontes e eucariontes, organelas celulares, membrana plasmática, divisão celular e núcleo. Posteriormente, a turma foi dividida em equipes, cada uma responsável pela criação de um modelo didático relacionado aos conteúdos discutidos. Com a finalização dos modelos, os alunos participaram de uma exposição, que foi intitulada “Intervalo Biológico”, na oportunidade os alunos apresentaram seus modelos para a comunidade escolar. Em seguida, aplicou-se um questionário com o intuito de conhecer melhor as percepções dos alunos sobre a prática desenvolvida. Fica evidente com a desenvoltura das apresentações, e a partir das respostas obtidas com o questionário, que os alunos construíram um importante repertório de compreensão e significados sobre a citologia, ressaltando o valor pedagógico e criativo dos modelos confeccionados na construção da aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.