Formar professores qualificados com competência pedagógica para lidar com as demandas do mundo globalizado é desafiante, sobretudo, mediante o surgimento de uma nova organização social, que intitulamos de meio técnico-científico-informacional. Neste contexto, os métodos de ensino tradicionais centrados na memorização enciclopédica não apresentam eficiência, visto que, estamos cercados por informações, as quais estão disponíveis a todo momento na rede das redes, a famosa internet, e acessíveis por meio de um clique. Com base nisso, objetivamos neste trabalho, analisar as contribuições das tecnologias para a formação de professores, apresentando possibilidades para além do livro didático. Porquanto, trata-se de uma pesquisa explicativa de cunho qualitativa, construída através de levantamentos bibliográficos, com isso, enfatizamos a interligação entre educação, tecnologia e o papel social dos professores diante das frenéticas transformações que são propagadas pela globalização. Deste modo, educar na contemporaneidade exige uma multiplicidade de saberes, fazeres e experiências, logo o bom professor é aquele que alicerça sua prática na reflexividade, bem como em metodologias atrativas e, por sua vez, contextualizadas à realidade. Para isto, se deve pensar as tecnologias como uma possibilidade promissora para a construção significativa da educação, especialmente, os ensinamentos geográficos. Como resultados constatamos a existência de concepção metodológicas instigantes, capazes de envolver o alunado como protagonistas do seu aprendizado, além da dinamicidade das tecnologias para promover a proatividade da relação aluno-professor e a grande disponibilidade de mídias e app´s que foram ressignificados a favor do ensino como as ferramentas do Google. Contudo, apesar das potencialidades das tecnologias, reconhecemos a fragilidade na infraestrutura das instituições de ensino, principalmente, no setor público, assim como a desigualdade de acesso. Por fim, ressalvamos que a utilização das tecnologias por si não garante a superação da educação tradicional e que o professor é um ser indispensável para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem.