Por ser considerada uma disciplina difícil pelos estudantes do Ensino Médio, o professor de Física necessita buscar meios para que essas dificuldades possam ser superadas. Assim, a utilização da ficção científica pode ser uma alternativa para despertar o interesse dos alunos e proporcionar discussões sobre questões científicas, como por exemplos, o uso de livros, contos e filmes do gênero em questão. Nessa perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo analisar a aplicação de uma intervenção didática em uma turma do Ensino Médio utilizando a obra cinematográfica Viagem ao Centro da Terra (BREVIG, 2008) baseada no livro de Júlio Verne (1864). A intervenção fez parte das ações do projeto "Ficção científica como ferramenta para formação de professores de Física" do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX/IFPE). A intervenção foi aplicada no IFPE - Campus Pesqueira para um público de 28 estudantes e como resultados obtidos, notou-se uma participação ativa e interesse por parte da turma em relação ao conteúdo discutido, gravitação universal, além do interesse por outras questões abordadas na obra, pois com a interdisciplinaridade trazida pelo assunto trabalhado, gerou curiosidade e importância para eles que viram o conteúdo da Física associado também a outras matérias. Com isso, concluiu-se que esse interesse e participação foi motivado pelo uso da ficção científica que, dessa forma, proporcionou uma aprendizagem significativa tornando a aula mais dinâmica e proporcionando aos alunos um olhar diferenciado para a disciplina.