Esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção dos estudantes do curso de Ciências: Biologia e Química sobre o contexto das aulas práticas para o ensino de Ciências no Ensino Fundamental como estratégia didático-pedagógica; no sentido de compreender como as aulas práticas potencializam o processo de ensino aprendizagem dos alunos de Ciências. Possui como metodologia uma pesquisa qualitativa e como instrumento de pesquisa um questionário aplicado de forma on-line, utilizando a plataforma google forms. Os sujeitos da pesquisa foram os estudantes matriculados na disciplina de Prática de Ensino de Ciências II, do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química do IEAA/UFAM Humaitá - AM. Como tratamento de dados foi utilizado uma aproximação com a análise textual discursiva (ATD). Como resultados, observamos que a maioria dos entrevistados, relatam que não tiveram nenhum tipo de contato com aulas experimentais no ensino fundamental. E a maioria dos entrevistados concordam que aulas práticas são fundamentais para o ensino de Ciências, pois contribuem com o ensino e aprendizagem, a partir da relação teoria-prática como uma forma de agregar e enriquecer o conhecimento da aula teórica. Além auxiliar na construção do pensamento crítico, a fim de colaborar com a formação do cidadão que busca resolver as problemáticas que envolvem seu cotidiano.