A pesquisa relato de experiência como proposta metodológica de natureza qualitativa que busca compreender a interface entre os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a parceria colaborativa no contexto da aprendizagem das crianças com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação nos momentos de interação e articulação da prática pedagógica inclusiva na educação básica da rede municipal de ensino de Jacareí/SP. Assim, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço de apoio desenvolvido por profissional especializado que em parceria colaborativa com professor da sala regular, verifica as barreiras para a aprendizagem, estabelecendo ambientes e formas de trabalho adequadas que efetivem o aprendizado pertencentes ao público-alvo da Educação Especial. Os resultados permitiram concluir que, apesar dos impasses e perspectivas enfrentadas no cotidiano, ações em parceria colaborativas podem auxiliar a modificar e transformar a prática pedagógica e assim efetivar a inclusão, a interação e socialização das crianças, visto que foi possível identificar melhoria da participação e aprendizagem das crianças envolvidos no estudo e da afetividade nos vínculos estabelecidos. Desta forma, foi possível constatar também que a parceria colaborativa entre professor da sala regular e o professor do AEE se constitui como um potente suporte pedagógico, que auxilia na superação das dificuldades, inseguranças e angústias relacionadas à inclusão escolar e com a comunidade.