Além do contexto de pandemia COVID-19, outros fatores contribuíram para apontar o cenário novo no qual a educação brasileira vivencia, destaca-se aqui a aprovação da lei 13.935/2019 com a inserção de novos atores (psicólogos e assistentes sociais) nas escolas de educação básica. Ainda que estejamos diante da incipiente implementação da lei nos municípios, já é possível reunir os aportes normativos que fundamentam esse novo campo de atuação para assistentes sociais e psicólogos. Trabalho obtido através de investigação bibliográfica e documental acerca das legislações e recomendações que resguardam a inserção de assistentes sociais e psicólogos/as na educação básica no Brasil. Através de publicações dos órgãos estatais a nível mundial (organizações multilaterais), nacional, além das entidades representativas das referidas profissões sobre a temática, a proposta objetiva trazer um compilado dos suportes basilares que reconhecem a educação básica como um campo de atuação para essas profissões e, consequentemente, marcam um cenário novo para a educação no país. Pesquisa de cunho descritivo-exploratório onde conflui a afirmar que a) existe uma relação histórica dessas profissões com a educação; b) a inserção atende a interesses de classes sociais contraditórios; c) as competências socioemociais são reconhecidas no ambiente escolar; d) envereda para compreender a escola como um campo profícuo para intervenção psicossocial; e) sinaliza os possíveis desafios futuros que essas profissões enfrentarão.