Considerando a estrutura social na qual estamos inseridos - com muitas características de desigualdades de gênero - entendemos que a Educação tem papel primordial na redução de desigualdades e na promoção de uma sociedade mais igualitária, plural e democrática. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo analisar a presença da figura masculina na Educação Infantil. Os procedimentos metodológicos foram constituídos por dois movimentos: 1) Análise de relatos de experiência de um dos autores deste texto na condição de profissional homem na Educação Infantil; 2) Análise de pesquisas, realizadas entre 2018 e 2022, sobre a presença de profissionais homens na Educação Infantil no Brasil. O suporte teórico é constituído por autores como Louro (2004), Sayão (2005) e Silva (2015). Os principais resultados apontam para: 1) Um certo estranhamento da presença masculina no âmbito da Educação Infantil; 2) Tensões na relação entre família e escola; 3) Identidade docente no âmbito da Educação Infantil como preponderantemente feminina e 4) Naturalidade das crianças nas relações com os profissionais homens. Tais resultados indicam a necessidade de investimento na formação inicial e continuada de professores(as) no que diz respeito a temática de gênero, bem como a necessidade de diálogo e estreitamento de laços na relação entre família e escola. Ao mesmo tempo, as crianças evidenciam que a presença masculina no âmbito da Educação Infantil pode colaborar para a promoção de uma sociedade mais democrática, plural e igualitária.