Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DAS TICS COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98087
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4567
    "inscrito_id" => 19054
    "titulo" => "O USO DAS TICS COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "O presente artigo apresentado, buscou discutir o uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação),como metodologia do ensino de geografia, trazendo, observando e analisando seu potencial como recurso metodológico e pedagógico na contemporaneidade, dialogando acerca das suas concepções que permeiam a educação e a escola como um todo. No desenvolvimento deste artigo, foi utilizada uma abordagem qualitativa, no que tange, o levantamento literários disponíveis contextualizados para assim, analisar possíveis respostas para a pergunta: Como a associação entre as TICs e Geografia, pode ampliar as metodologias de ensino na área em estudo? Na sistematização da pesquisa, buscou-se utilizar um levantamento bibliográfico, relacionando as experiências dos autores citados dentro da temática em questão. Dentro dessa organização foi discutida a relevância das Tecnologias da Informação e Comunicação, apresentando os desafios e limitações, como também destacar algumas orientações para inserção da mesma no ensino de geografia. Dessa forma, as tecnologias no ensino de geografia trarão, oportunidades de aprendizagem, como também, auxiliar na construção de recursos didáticos, proporcionando a sala de aula um ambiente multidisciplinar, compartilhando assim de forma autônoma uma consciência crítica, contribuindo para a formação do homem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID19054_TB4567_19062023124453.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ HENRIQUE PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Luiz Henrique"
    "autor_email" => "lhpsilva16@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO VALE SÃO FRANCISCO (CESVASF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98087
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4567
    "inscrito_id" => 19054
    "titulo" => "O USO DAS TICS COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "O presente artigo apresentado, buscou discutir o uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação),como metodologia do ensino de geografia, trazendo, observando e analisando seu potencial como recurso metodológico e pedagógico na contemporaneidade, dialogando acerca das suas concepções que permeiam a educação e a escola como um todo. No desenvolvimento deste artigo, foi utilizada uma abordagem qualitativa, no que tange, o levantamento literários disponíveis contextualizados para assim, analisar possíveis respostas para a pergunta: Como a associação entre as TICs e Geografia, pode ampliar as metodologias de ensino na área em estudo? Na sistematização da pesquisa, buscou-se utilizar um levantamento bibliográfico, relacionando as experiências dos autores citados dentro da temática em questão. Dentro dessa organização foi discutida a relevância das Tecnologias da Informação e Comunicação, apresentando os desafios e limitações, como também destacar algumas orientações para inserção da mesma no ensino de geografia. Dessa forma, as tecnologias no ensino de geografia trarão, oportunidades de aprendizagem, como também, auxiliar na construção de recursos didáticos, proporcionando a sala de aula um ambiente multidisciplinar, compartilhando assim de forma autônoma uma consciência crítica, contribuindo para a formação do homem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID19054_TB4567_19062023124453.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ HENRIQUE PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Luiz Henrique"
    "autor_email" => "lhpsilva16@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO VALE SÃO FRANCISCO (CESVASF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente artigo apresentado, buscou discutir o uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação),como metodologia do ensino de geografia, trazendo, observando e analisando seu potencial como recurso metodológico e pedagógico na contemporaneidade, dialogando acerca das suas concepções que permeiam a educação e a escola como um todo. No desenvolvimento deste artigo, foi utilizada uma abordagem qualitativa, no que tange, o levantamento literários disponíveis contextualizados para assim, analisar possíveis respostas para a pergunta: Como a associação entre as TICs e Geografia, pode ampliar as metodologias de ensino na área em estudo? Na sistematização da pesquisa, buscou-se utilizar um levantamento bibliográfico, relacionando as experiências dos autores citados dentro da temática em questão. Dentro dessa organização foi discutida a relevância das Tecnologias da Informação e Comunicação, apresentando os desafios e limitações, como também destacar algumas orientações para inserção da mesma no ensino de geografia. Dessa forma, as tecnologias no ensino de geografia trarão, oportunidades de aprendizagem, como também, auxiliar na construção de recursos didáticos, proporcionando a sala de aula um ambiente multidisciplinar, compartilhando assim de forma autônoma uma consciência crítica, contribuindo para a formação do homem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.