A dificuldade na matéria de Física é muito recorrente e deve-se fazer uma análise e buscar entender os obstáculos que os alunos enfrentam para compreender os conceitos dessa disciplina. Alguns desafios enfrentados pelos alunos incluem, possivelmente, a falta de compreensão dos princípios básicos, a dificuldade em visualizar conceitos abstratos, a falta de aplicação prática da matéria e a inadequação do método de ensino. A falta de compreensão dos princípios básicos é um problema comum, já que muitos alunos geralmente não têm uma base sólida em Matemática e Ciências, o que dificulta o entendimento de conceitos mais complexos. A dificuldade em visualizar conceitos abstratos também é um problema, já que muitos conceitos físicos são difíceis de se imaginar ou visualizar. Partindo disso, a pesquisa objetiva realizar um levantamento das possíveis dificuldades que o aluno encontra na matéria de Física, e com base na teoria construtivista de David Ausubel. Assim, a pesquisa terá caráter quali-quantitativo pautada em um levantamento bibliográfico e, para compor a metodologia, será realizada uma pesquisa no CEGA, localizado no município de Imperatriz - MA. Após a análise e o entendimento dos resultados será proposta a utilização da teoria de aprendizagem proposta por David Ausubel, no qual ele enfatiza a importância de relacionar novos conceitos com os conhecimentos prévios dos alunos para que o aprendizado seja significativo.