A Música e a Literatura enquanto linguagens formativas no ensino de História, contribuem para a formação educativa e a construção do saber histórico escolar. Este trabalho aborda a sinergia entre Música e Literatura e suas possibilidades educativas no ensino de História. O objetivo é mostrar que no contexto das aulas de História a aplicação da obra literária “Torto Arado” de Itamar Vieira Júnior e a música que se relaciona a obra, permitem educar sobre diferentes aspectos que norteiam as visões de Nordestes. Nossa proposta é mostrar a interação entre essas formas de arte em sala de aula, buscando enriquecer a compreensão dos alunos de forma dinâmica. Tomamos como referencial teórico as contribuições de Chartier (1991) e Pesavento (2006). A metodologia utilizada partiu da pesquisa bibliográfica e documental em que as fontes utilizadas foram a obra literária e a música que leva o mesmo nome, “Torto Arado", do compositor Rubel. Articulando a estas proposições nos ancoramos em experiência de iniciação à docência no Programa de Residência Pedagógica subprojeto História da Universidade Estadual da Paraíba, em que as ações formativas ocorreram em uma escola pública da cidade de Campina Grande. A literatura e a música podem e devem atuar num papel de crítica à realidade social, transformando-se em uma forma de acessibilidade do real, servindo a uma causa político-ideológica, dentro da Literatura é possível conectar-se à realidade múltiplas, essa representação é oportuna para o ensino que localiza o aluno e dá visibilidade aos discursos omissos. E a partir dessas leituras concretizar a importância desse trabalho. Os resultados nos apontaram que não apenas a imaginação dos alunos é engajada, mas também fomenta análises mais críticas acerca dos conteúdos apresentados na obra literária. Isso enfatiza a relevância de abordagens educacionais que valorizam a interdisciplinaridade sobre os temas presentes na narrativa e na prática.