Este projeto vem ressaltar a importância da atuação do profissional de psicopedagogia na atuação escolar para em consonância com os professores e a coordenação pedagógica construir métodos de ensino eficazes para atender as necessidades dos alunos que precisam serem atendidos além das horas em sala de aula, numa necessidade de compreender melhor seu processo de aprendizagem, socialização, cognição e habilidades. O projeto será realizado na E.M.E.F. Professor Manoel Torres localizada no Município de Brejo do Cruz-PB. Tendo como objetivo analisar as necessidades de atendimento e orientação aos alunos que apresentam dificuldades ligadas aprendizagem, para construir planos de intervenção psicopedagógica mediante a avaliação do histórico escolar do aluno. Assim, refletir sobre quais ações são eficazes diante dos problemas associados aos diferentes contextos de aprendizagem. Portanto, a problemática que norteia o projeto é: Como acontece a utilização da psicopedagogia com relação a aprendizagem dos alunos. Nessa perspectiva, temática a utilização da psicopedagogia como prática do desenvolvimento da aprendizagem na escola, se faz pertinente ao se relatar sobre o atendimento individualizado, visa-se identificar como os métodos são considerados fatores facilitadores para aquisição e desenvolvimento de aspectos sociais, linguísticos e cognitivos. Elaborar estratégias de prevenir e corrigir as então dificuldades para que a criança possa apresentar no decorrer do processo de aprendizagem. Considerando que vários teóricos, pesquisadores e professores por décadas vem desenvolvendo métodos de ensino para melhorar a aprendizagem dos alunos para tornar a aprendizagem mais atraente, versátil e eficaz para desenvolvimento cognitivo de todos os alunos. Para este fim, optou-se por uma pesquisa de intervenção, por ser fruto primeiramente de uma investigação, para futura atuação na escola, com objetivos descritivos e com sua realização pelo método hipotético-dedutivo, que tratam os conceitos de ludicidade, família, escola e os procedimentos psicopedagógicos.