A utilização dos jogos pedagógicos em sala de aula apresenta bastante relevância no processo de ensino aprendizagem, estimulando a interação e o entre os sujeitos, favorecendo uma aprendizagem mais lúdica e interativa que promove maior interação entre as crianças, além de proporcionar o protagonismo. Neste sentido, o objetivo geral deste artigo foi destacar a relevância do uso de jogos pedagógicos construídos com matéria-prima reciclada, como alternativa de material didático e lúdico pensado a partir da sustentabilidade e reaproveitamento. No aporte teórico destacaram-se vozes que auxiliam na compreensão da temática, tais como: Brasil (2017), Piaget (1978), Ribeiro(1991), entre outros. Nos objetivos específicos elucidamos: teorizar sobre jogos pedagógicos e sua importância no desenvolvimento infantil, compreender a sustentabilidade como pauta emergente, e inferir sobre as possibilidades de construção material pedagógico com matéria-prima reciclada. No concernente a metodologia foi utilizada, adotou-se um estudo de caso de cunho qualitativo, que investigou a confecção de jogos educativos com materiais recicláveis para aprendizagem e diversão de crianças matriculadas no Pré-II, na Creche Municipal José Alves do Nascimento, localizada em Areia-PB. Ao término, constatou-se a relevância da utilização de jogos produzidos com material reciclado, não só para promoção do divertimento infantil, mas, também para o processo de ensino aprendizagem.