Os estudos de gênero têm sido uma pauta recorrente em meios filosóficos, sociais, e também literários, sendo assim, a tal discussão se faz necessária no contexto escolar. Como é sabido, existem textos na literatura que podem trazer à tona uma realidade sombria, ao apresentar mulheres que vivenciam realidades marcadas por repressões simbólicas ou físicas. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo propor uma Sequência Didática, a partir dos contos “A língua do P”, Clarice Lispector, e “Maria”, de Conceição Evaristo, visando promover discussões sobre o feminismo, assim como mostrar a importância de se trabalhar, refletir e debater acerca do papel social atribuído às mulheres. Visto que, surge uma necessidade de se discutir sobre esse tema para que a mulher passe a quebrar os ideais socialmente construídos na história relacionados à imagem objetificada. Com isso, entendemos que os textos lidos possibilitam que haja uma ponte para discussão desse tema. Partindo dessa premissa, utilizaremos a pesquisa de natureza qualitativa de cunho bibliográfico, baseada nas contribuições de Butler (2010), Cosson (2006), Jauss (1994), Souza (2011), Rouxel (2013), Todorov (2009), dentre outros pesquisadores para construir o nosso trabalho. Considerando a reflexão crítica gerada pelo trabalho, esperamos que a temática discutida possa contribuir para uma maior compreensão e visibilidade da Literatura escrita por mulheres em sala de aula.