Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS E OS LIMITES PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ARTICULADAS AOS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95374
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 956
    "inscrito_id" => 9179
    "titulo" => "OS DESAFIOS E OS LIMITES PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ARTICULADAS AOS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO"
    "resumo" => "O presente trabalho busca, a partir da Metodologia das Produções Narrativas (MPN), apresentar discussões sobre os desafios e os limites enfrentados por educadores (as) que atuam em uma escola do campo do município de Carangola – MG para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que estejam articuladas aos princípios da Educação do Campo. Este trabalho surgiu de nosso interesse em compreender como a atuação dos (as) educadores (as) das escolas de educação básica do campo podem auxiliar os sujeitos que vivem e trabalham do/no campo em suas lutas voltadas ao fortalecimento da Educação do Campo. Para alcançar os objetivos propostos na pesquisa, realizaremos entrevistas semiestruturadas com educadores (as) do campo de uma escola de educação básica do município de Carangola – MG e redigiremos as narrativas a partir dos princípios da MPN. A MPN se constitui como uma estratégia metodológica interessante tanto para rememorar as experiências que foram vivenciadas pelos (as) educadores (as) sobre quais estratégias pedagógicas desenvolvidas durante sua atuação nas escolas do campo contribuíram e tem contribuído para o fortalecimento dos princípios do movimento da Educação do Campo, quanto para promover processos reflexivos a fim de viabilizar uma atuação docente capaz de melhorar as práticas pedagógicas que desenvolvem atualmente. Esperamos também que os (as) educadores (as) do campo, participantes da pesquisa, ao rememorarem as experiências que os aproximou das escolas do campo, reflitam no sentido de promover práticas pedagógicas mais articuladas às realidades vivenciadas pelos povos do campo, melhorando, assim, a qualidade da educação ofertada aos (as) educandos (as) do município de Carangola – MG que vivem e estudam no campo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID9179_TB956_02102023173422.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIEGO GONZAGA DUARTE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DIEGO"
    "autor_email" => "diegoduartegeo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95374
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 956
    "inscrito_id" => 9179
    "titulo" => "OS DESAFIOS E OS LIMITES PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ARTICULADAS AOS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO"
    "resumo" => "O presente trabalho busca, a partir da Metodologia das Produções Narrativas (MPN), apresentar discussões sobre os desafios e os limites enfrentados por educadores (as) que atuam em uma escola do campo do município de Carangola – MG para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que estejam articuladas aos princípios da Educação do Campo. Este trabalho surgiu de nosso interesse em compreender como a atuação dos (as) educadores (as) das escolas de educação básica do campo podem auxiliar os sujeitos que vivem e trabalham do/no campo em suas lutas voltadas ao fortalecimento da Educação do Campo. Para alcançar os objetivos propostos na pesquisa, realizaremos entrevistas semiestruturadas com educadores (as) do campo de uma escola de educação básica do município de Carangola – MG e redigiremos as narrativas a partir dos princípios da MPN. A MPN se constitui como uma estratégia metodológica interessante tanto para rememorar as experiências que foram vivenciadas pelos (as) educadores (as) sobre quais estratégias pedagógicas desenvolvidas durante sua atuação nas escolas do campo contribuíram e tem contribuído para o fortalecimento dos princípios do movimento da Educação do Campo, quanto para promover processos reflexivos a fim de viabilizar uma atuação docente capaz de melhorar as práticas pedagógicas que desenvolvem atualmente. Esperamos também que os (as) educadores (as) do campo, participantes da pesquisa, ao rememorarem as experiências que os aproximou das escolas do campo, reflitam no sentido de promover práticas pedagógicas mais articuladas às realidades vivenciadas pelos povos do campo, melhorando, assim, a qualidade da educação ofertada aos (as) educandos (as) do município de Carangola – MG que vivem e estudam no campo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID9179_TB956_02102023173422.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIEGO GONZAGA DUARTE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DIEGO"
    "autor_email" => "diegoduartegeo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho busca, a partir da Metodologia das Produções Narrativas (MPN), apresentar discussões sobre os desafios e os limites enfrentados por educadores (as) que atuam em uma escola do campo do município de Carangola – MG para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que estejam articuladas aos princípios da Educação do Campo. Este trabalho surgiu de nosso interesse em compreender como a atuação dos (as) educadores (as) das escolas de educação básica do campo podem auxiliar os sujeitos que vivem e trabalham do/no campo em suas lutas voltadas ao fortalecimento da Educação do Campo. Para alcançar os objetivos propostos na pesquisa, realizaremos entrevistas semiestruturadas com educadores (as) do campo de uma escola de educação básica do município de Carangola – MG e redigiremos as narrativas a partir dos princípios da MPN. A MPN se constitui como uma estratégia metodológica interessante tanto para rememorar as experiências que foram vivenciadas pelos (as) educadores (as) sobre quais estratégias pedagógicas desenvolvidas durante sua atuação nas escolas do campo contribuíram e tem contribuído para o fortalecimento dos princípios do movimento da Educação do Campo, quanto para promover processos reflexivos a fim de viabilizar uma atuação docente capaz de melhorar as práticas pedagógicas que desenvolvem atualmente. Esperamos também que os (as) educadores (as) do campo, participantes da pesquisa, ao rememorarem as experiências que os aproximou das escolas do campo, reflitam no sentido de promover práticas pedagógicas mais articuladas às realidades vivenciadas pelos povos do campo, melhorando, assim, a qualidade da educação ofertada aos (as) educandos (as) do município de Carangola – MG que vivem e estudam no campo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.