A cultura maker tem ganhado cada vez mais espaço na educação, uma vez que incentiva a aprendizagem ativa e a criatividade por meio da experimentação e do trabalho manual. A ideia é que os estudantes se tornem mais autônomos e confiantes em seus projetos, desenvolvendo habilidades que vão além do conteúdo dos livros. Nesse sentido, o projeto da maquete/livro com portas lógicas, representa uma excelente iniciativa em cultura maker, uma vez que permite aos alunos entrarem em contato com conceitos complexos de eletrônica de uma forma mais intuitiva e interessante. As portas lógicas OR, AND e NOT, serão o foco inicial para testes, que, ao serem conectadas a sensores no circuito, permitirão a noção de página e identificação da função do botão e do led. O objetivo fundamental é oferecer uma forma interativa e lúdica de ensino das portas lógicas no contexto da eletrônica digital. O desenvolvimento metodológico deu-se início com pesquisas bibliográficas acerca do tema, seguido por testes com circuitos eletrônicos. Após a verificação, a construção da maquete iniciou-se, utilizando-se da tecnologia de impressão 3D que contribui para tornar o aprendizado mais acessível e adaptável a diferentes níveis de conhecimento. Ao incentivar o ensino prático das portas lógicas, o projeto busca contribuir para o avanço da educação em eletrônica e para a formação de profissionais mais qualificados e autônomos. Espera-se que iniciativas como esta também inspirem outras propostas educacionais em cultura maker e eletrônica, colaborando para uma educação mais inovadora e transformadora.