O presente trabalho é fruto das experiências possibilitadas pelo Estágio Curricular II em espaços não escolares (arquivos, bibliotecas, centros culturais e museus) ofertada pela disciplina de Estágio Supervisionado II no 6° semestre do Curso de Licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri- URCA. Esse estágio é voltado para a atuação dos graduandos em História, em espaços históricos e/ou culturais servindo como formação complementar dos futuros historiadores. O estágio foi realizado em uma biblioteca infantil localizada na cidade de Caririaçu - Ce. Para tanto, nossas reflexões são oriundas das experiências e realização da oficina proporcionadas por tal estágio. Essa comunicação tem como objetivo compreender a relevância das vivências do estágio em espaços não escolares para a formação dos graduandos em História e analisar as narrativas em torno da construção de uma memória coletiva sobre o município caririaçuense. O aporte metodológico utilizado na pesquisa qualitativa foi: levantamento bibliográfico, vivências através do estágio e o desenvolvimento e realização de uma oficina voltada para o público infantil da biblioteca. Os conceitos teóricos usados para enveredar a pesquisa são: história local, memória e aprendizagem significativa. Na fase final, a pesquisa busca perspectivar um olhar problematizador do historiador em formação com foco em temas sobre história local e a mediação dessa história e memória para o público infantil.