Este trabalho teve como objetivo a criação e investigação da eficácia do uso de um livro-jogo como abordagem educacional inovadora no ensino de Química, especificamente no ensino dos conceitos de propriedades coligativas e soluções. Utilizando a teoria construtivista, que enfatiza a construção ativa do conhecimento pelo aluno, foi desenvolvido um livro jogo interativo que combina elementos lúdicos com informações teóricas sobre as propriedades coligativas e soluções. O jogo foi projetado para estimular a participação ativa dos estudantes, promovendo a cooperação entre eles na resolução de desafios e na construção do conhecimento. A aplicação do livro-jogo, incluindo a distribuição de tarefas e papéis específicos nos grupos, foi amplamente avaliada de forma positiva pelos alunos, permitindo a troca de conhecimentos e a discussão de ideias. Apesar dos desafios encontrados durante a aplicação do livro-jogo, como a interpretação das questões e os cálculos complexos, os alunos adotaram estratégias para superar essas dificuldades, buscando orientação do professor e utilizando recursos de consulta disponíveis. Os resultados obtidos demonstraram uma boa recepção por parte dos estudantes em relação ao livro jogo. Eles relataram maior engajamento e motivação durante as atividades, além de uma melhor compreensão dos conceitos abordados. Através da cooperação entre os estudantes, foi observado um aumento na troca de conhecimentos, no trabalho em equipe e na resolução de problemas de forma colaborativa. Recomenda-se a continuidade e ampliação do uso do livro-jogo como recurso didático no ensino de Química, considerando os resultados positivos e a percepção dos alunos. Essa abordagem pode promover um aprendizado significativo, estimular o engajamento dos alunos e promover a colaboração entre eles. Professores e instituições educacionais devem explorar essa estratégia, adaptando-a às necessidades específicas, para aprimorar o ensino de Química e proporcionar uma educação mais envolvente e efetiva.