DESENVOLVENDO OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM EM QUÍMICA: ESTRATÉGIA PARA SUPERAR AS DIFICULDADES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100143 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7245 "inscrito_id" => 6821 "titulo" => "DESENVOLVENDO OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM EM QUÍMICA: ESTRATÉGIA PARA SUPERAR AS DIFICULDADES" "resumo" => "A química desempenha um papel fundamental na compreensão dos processos químicos que ocorrem em nosso organismo e na indústria. No entanto, muitos alunos têm dificuldades para estudar esta ciência, levando a altos índices de reprovação e apatia em aprender sobre a temática. O objetivo deste trabalho é explorar e identificar os principais obstáculos que os alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública enfrentam ao estudar Química, especialmente após um período de ensino remoto devido à pandemia do COVID-19, em preparação para vestibulares/ENEM. Para a realização desta investigação foi utilizada a abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário, respondido pelos alunos. Foi demonstrado que alguns dos desafios na aprendizagem de Química estão ligados à resolução de questões, principalmente na compreensão do enunciado e do uso do raciocínio lógico-matemático, o que é agravado pelas dificuldades associadas ao ensino remoto, como cansaço e falta de motivação para realizar exercícios. O ensaio identifica essas dificuldades e propõe soluções práticas para elas. Essas táticas incluem incentivar o crescimento do raciocínio lógico-matemático por meio da prática focada, desenvolvendo atividades envolventes que relacionam os princípios químicos às situações diárias, destacando a relevância do aprendizado experimental e incentivando o envolvimento ativo do aluno. Além disso, o artigo enfatiza a necessidade de técnicas de ensino adequadas, bem como a ajuda de educadores, instituições de ensino e dos próprios alunos na superação desses desafios. É possível criar experiências de aprendizagem mais significativas e desenvolver o interesse dos alunos pela Química aplicando metodologias ativas, preparando-os melhor para os vestibulares. Superar as dificuldades no estudo da Química é fundamental para desenvolver alunos críticos e reflexivos, capazes de contribuir para avanços científicos e técnicos, bem como compreender e interagir de forma eficiente com o ambiente químico ao seu redor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6821_TB7245_23102023104316.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALISSIA SUELEN DA SILVA SOUSA" "autor_nome_curto" => "ALISSA SOUSA" "autor_email" => "alissia.sousa@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100143 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7245 "inscrito_id" => 6821 "titulo" => "DESENVOLVENDO OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM EM QUÍMICA: ESTRATÉGIA PARA SUPERAR AS DIFICULDADES" "resumo" => "A química desempenha um papel fundamental na compreensão dos processos químicos que ocorrem em nosso organismo e na indústria. No entanto, muitos alunos têm dificuldades para estudar esta ciência, levando a altos índices de reprovação e apatia em aprender sobre a temática. O objetivo deste trabalho é explorar e identificar os principais obstáculos que os alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública enfrentam ao estudar Química, especialmente após um período de ensino remoto devido à pandemia do COVID-19, em preparação para vestibulares/ENEM. Para a realização desta investigação foi utilizada a abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário, respondido pelos alunos. Foi demonstrado que alguns dos desafios na aprendizagem de Química estão ligados à resolução de questões, principalmente na compreensão do enunciado e do uso do raciocínio lógico-matemático, o que é agravado pelas dificuldades associadas ao ensino remoto, como cansaço e falta de motivação para realizar exercícios. O ensaio identifica essas dificuldades e propõe soluções práticas para elas. Essas táticas incluem incentivar o crescimento do raciocínio lógico-matemático por meio da prática focada, desenvolvendo atividades envolventes que relacionam os princípios químicos às situações diárias, destacando a relevância do aprendizado experimental e incentivando o envolvimento ativo do aluno. Além disso, o artigo enfatiza a necessidade de técnicas de ensino adequadas, bem como a ajuda de educadores, instituições de ensino e dos próprios alunos na superação desses desafios. É possível criar experiências de aprendizagem mais significativas e desenvolver o interesse dos alunos pela Química aplicando metodologias ativas, preparando-os melhor para os vestibulares. Superar as dificuldades no estudo da Química é fundamental para desenvolver alunos críticos e reflexivos, capazes de contribuir para avanços científicos e técnicos, bem como compreender e interagir de forma eficiente com o ambiente químico ao seu redor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6821_TB7245_23102023104316.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALISSIA SUELEN DA SILVA SOUSA" "autor_nome_curto" => "ALISSA SOUSA" "autor_email" => "alissia.sousa@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }