Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FÍSICA EXPERIMENTAL E AMBIENTAL E O LIXO ELETRÔNICO: QUANDO O DEBATE E A REUTILIZAÇÃO SÃO QUESTÕES DE CIDADANIA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Diante do crescente consumo de dispositivos eletrônicos, além da emergente preocupação por soluções mais eficientes de descarte adequado dos resíduos provenientes destes materiais, além da falta de laboratórios didáticos de Ciências/Física em muitas escolas brasileiras, é que surgem as inquietações deste trabalho. As ações que culminaram na realização deste projeto foram desenvolvidas em duas turmas da terceira série do ensino médio, em uma escola de tempo integral da rede de ensino do Estado da Paraíba. Dividimos as ações trabalhadas em quatro momentos, o primeiro versava sobre a contextualização geral dos conteúdos relacionadas a eletrônica e eletricidade, comumente trabalhados na terceira série do ensino médio nas aulas de Física. No segundo momento, foi solicitado aos estudantes que realizassem uma pesquisa sobre a história das pilhas e baterias e sua importância para o desenvolvimento científico atual. Ainda, a pesquisa deveria abranger os riscos do descarte inadequado do lixo eletrônico e a consequente contaminação dos mananciais de água e do solo, além dos riscos de contaminação da coletividade por componentes tóxicos e metais pesados. No terceiro momento, realizamos o desmonte de alguns dispositivos eletrônicos que iriam para o lixo comum, após esse procedimento, os/as estudantes deveriam catalogar as peças encontradas, dando ênfase as grandezas físicas encontradas nos rótulos. No quarto momento, fizemos a leitura crítica do artigo 33 da Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Tento como base o debate e todo o contexto geral trabalhado, os/as estudantes confeccionaram cartazes de conscientização do descarte adequado do lixo eletrônico e afixaram em pontos das vias públicas do município. Para tanto, ao final deste projeto acreditamos ter contribuído para conscientização dos/das estudantes acerca da promoção de uma educação ambiental crítica. Confiamos ainda, que as ações deste plano de trabalho perpassaram os muros da escola refletindo na comunidade escolar como um todo.

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