A Saúde Única configura-se como uma abordagem integrada que reconhece tanto a interconexão como a indissociabilidade entre a saúde dos seres humanos, os animais e o meio ambiente, visando estabelecer a ideia de que perturbações a uma dessas três esferas podem ocasionar um risco generalizado para o equilíbrio ambiental. Abordar esse tema no âmbito escolar pode colaborar para a promoção do pensamento crítico-reflexivo sobre problemas socioambientais, proporcionando a disseminação de conhecimentos científicos e assim, viabilizar aos estudantes a construção de uma conduta biocêntrica. Nessa perspectiva, como parte do Novo Ensino Médio, as escolas são incumbidas de ofertar disciplinas eletivas criadas para possibilitar o aprofundamento do repertório de conhecimentos dos estudantes; tais diretrizes oportunizaram a criação de uma disciplina eletiva centrada no eixo temático Saúde Única e Qualidade de Vida. Dessa forma, no presente estudo são descritas as experiências obtidas a partir do planejamento, aplicação e resultados de uma Sequência Didática - SD sobre Saúde Única ministrada em uma turma de disciplina eletiva do EM no município de Recife-PE contemplando estudantes do 1º, 2º e 3º ano respectivamente. Para a realização da SD, utilizou-se diferentes metodologias, como a captação de conhecimentos prévios dos alunos com perguntas norteadoras, aula expositiva dialogada e jogo didático, além de palestras provenientes de parcerias com um grupo de extensão e pesquisadores de pós-graduação, todos vinculados à Universidade Federal Rural de Pernambuco, a fim de acrescentar o processo de ensino e de aprendizagem. A cada etapa concluída, observou-se o engajamento ativo e a construção de uma aprendizagem significativa entre os discentes, além de que a sequência confeccionada possibilitou o contato dos alunos com alguns conteúdos fundamentais para a abordagem colaborativa da Saúde Única, proporcionando o desenvolvimento de concepções que valorizam a recuperação do patrimônio ambiental, incentivam a conservação de espécies e a adoção de uma ética ecológica.