A divulgação da cultura indígena pode sensibilizar a população para a importância de viver de forma sustentável e, assim, utilizar práticas conservacionistas e transmitir para as futuras gerações o conhecimento adquirido por esses povos. O objetivo geral da pesquisa é apresentar para a comunidade escolar a importância de sua própria cultura, através do seu cotidiano nas aulas de História, na escola Liceu Caucaia, a partir da elaboração de aulas com diversas leituras sobre cultura popular, história, memória, cotidiano, e tendo como base a cultura indígena dos povos Tapeba e Anacés nas aulas de História. Com esse propósito foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica e de campo na qual tivemos como categorias de análise: o ensino de História, Culturas Indígenas, Cultura popular e cotidiana: métodos e práticas em sala de aula. Selecionamos como público-alvo os alunos do ensino médio, pois os jovens até o termino do ensino médio não tem acesso a sua própria História. Os estudantes serão responsáveis pela busca de materiais, que abordem alguns temas como: cultura popular, história, memória e o cotidiano vivido pelos povos indígenas da cidade de Caucaia, no Ceará. A proposta é utilizar à cultura desses povos no Ensino Público cearense através do seu cotidiano, de uma maneira que possa ser repassado em sala nas aulas de História. Podendo assim levar aos discentes um pouco de sua própria cultura, pois se sabe que os mesmos possuem raros acessos a sua História. Como resultado os estudantes apresentaram a pesquisa em uma feira cultural na Escola, em que se caracterizaram como os povos indígenas com vestes e pinturas corporais e a partir de cartazes, fotos e exposição de materiais característicos da cultura indígena divulgaram para toda a comunidade escolar a importância de valorizar a cultura popular local.