Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPACTOS DA REFORMA DO NOVO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DOCENTE

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Desde sua aprovação, em 2017, o chamado “Novo” Ensino Médio fruto da lei 13.415/2017 enfrenta resistências. Ela alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para o Ensino Médio, diminuindo progressivamente as disciplinas tradicionais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este artigo propõe investigar a atual reforma, e os impactos na aprendizagem de Matemática e desse modo trazer argumentos para o debate acerca da necessidade da revogação completa da lei, manutenção ou de ajustes da mesma. O objetivo norteador deste trabalho é investigar os impactos da implementação da Lei nº 13.415/2017 na carga horária de matemática do ensino médio, analisando as concepções dos professores desta disciplina a respeito desta reforma. A pesquisa tem como suporte teórico os trabalhos de Garofalo (1989), Schoenfeld (1985), Winograd (1991), Ponte (1992) Thompson (1992) que identificam as concepções como estruturas mentais que abrangem tanto as crenças como todo tipo de conhecimento adquirido através da experiência, conceitos, proposições, entre outros. Pelo fato de as convicções subjetivas serem uma preocupação maior na etnografia crítica, isso nos fez reconhecer nela o caminho mais adequado para o que pretendemos neste trabalho.Para a coleta de dados foram utilizados formulários aplicados em professores de Escolas de Ensino Médio nos estados do Rio Grande do Norte-RN e Paraíba-PB, além de decretos, resoluções, livros e artigos. A análise mostrou que houve preocupação dos docentes quanto à carga horária destinada a matemática, gerando incertezas quanto ao sucesso da materialização da lei, e um grande desafio sobretudo no que diz respeito na preparação de professores visto que na nova estrutura curricular, o aprendizado dos conteúdos depende de fatores subjetivos dos atores que implementam a lei, o que compromete as garantias ao direito à educação básica para todos os brasileiros, como previsto na Constituição Federal.

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