Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DINÂMICA E JOGOS: O USO DO TABULEIRO DA MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98041
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4512
    "inscrito_id" => 11865
    "titulo" => "DINÂMICA E JOGOS: O USO DO TABULEIRO DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O presente relato de experiência aborda acerca da proposta de aplicação da dinâmica “Tabuleiro da Matemática” pelas alunas estagiárias no momento da regência na disciplina de Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação e Ciência da Paraíba (IFPB) - Campus Cajazeiras, vinculada a uma Escola Municipal localizada na cidade de São Francisco - PB. Com isso, visando a importância da disciplina de Estágio Supervisionado I como uma etapa de construções de novos saberes e de novas habilidades, o objetivo do trabalho é mostrar que é possível usar jogos e dinâmicas no ensino de matemática com o conteúdo de Geometria. A metodologia aplicada foi um estudo de caso, em que o diagnóstico se deu a partir de uma aula teórica sobre o conteúdo de geometria com os assuntos de circunferência e círculo, tipos de ângulos, polígonos, triângulos e ângulos opostos nas turmas de 7o ano “A” e 7o ano “B”, além disso com a aplicação da dinâmica com o jogo Tabuleiro da Matemática. O jogo consiste em um percurso enumerado em casas, cada casa apresenta uma pergunta ou consequência relacionada ao conteúdo, então com o uso de dois dados os alunos avançavam as casas quando acertavam a pergunta sorteada. Pode-se notar no progresso da aprendizagem dos estudantes que o objetivo foi alcançado, a dinâmica com jogo ajudou positivamente o ensino de Geometria. Assim, ressaltando que é importante o desenvolvimento deste tipo de atividade na educação básica e para nossa formação enquanto futuros docentes de matemática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11865_TB4512_20102023153013.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAYNARA SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RAYNARA"
    "autor_email" => "santos.raynara@academico."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98041
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4512
    "inscrito_id" => 11865
    "titulo" => "DINÂMICA E JOGOS: O USO DO TABULEIRO DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O presente relato de experiência aborda acerca da proposta de aplicação da dinâmica “Tabuleiro da Matemática” pelas alunas estagiárias no momento da regência na disciplina de Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação e Ciência da Paraíba (IFPB) - Campus Cajazeiras, vinculada a uma Escola Municipal localizada na cidade de São Francisco - PB. Com isso, visando a importância da disciplina de Estágio Supervisionado I como uma etapa de construções de novos saberes e de novas habilidades, o objetivo do trabalho é mostrar que é possível usar jogos e dinâmicas no ensino de matemática com o conteúdo de Geometria. A metodologia aplicada foi um estudo de caso, em que o diagnóstico se deu a partir de uma aula teórica sobre o conteúdo de geometria com os assuntos de circunferência e círculo, tipos de ângulos, polígonos, triângulos e ângulos opostos nas turmas de 7o ano “A” e 7o ano “B”, além disso com a aplicação da dinâmica com o jogo Tabuleiro da Matemática. O jogo consiste em um percurso enumerado em casas, cada casa apresenta uma pergunta ou consequência relacionada ao conteúdo, então com o uso de dois dados os alunos avançavam as casas quando acertavam a pergunta sorteada. Pode-se notar no progresso da aprendizagem dos estudantes que o objetivo foi alcançado, a dinâmica com jogo ajudou positivamente o ensino de Geometria. Assim, ressaltando que é importante o desenvolvimento deste tipo de atividade na educação básica e para nossa formação enquanto futuros docentes de matemática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11865_TB4512_20102023153013.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAYNARA SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RAYNARA"
    "autor_email" => "santos.raynara@academico."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente relato de experiência aborda acerca da proposta de aplicação da dinâmica “Tabuleiro da Matemática” pelas alunas estagiárias no momento da regência na disciplina de Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação e Ciência da Paraíba (IFPB) - Campus Cajazeiras, vinculada a uma Escola Municipal localizada na cidade de São Francisco - PB. Com isso, visando a importância da disciplina de Estágio Supervisionado I como uma etapa de construções de novos saberes e de novas habilidades, o objetivo do trabalho é mostrar que é possível usar jogos e dinâmicas no ensino de matemática com o conteúdo de Geometria. A metodologia aplicada foi um estudo de caso, em que o diagnóstico se deu a partir de uma aula teórica sobre o conteúdo de geometria com os assuntos de circunferência e círculo, tipos de ângulos, polígonos, triângulos e ângulos opostos nas turmas de 7o ano “A” e 7o ano “B”, além disso com a aplicação da dinâmica com o jogo Tabuleiro da Matemática. O jogo consiste em um percurso enumerado em casas, cada casa apresenta uma pergunta ou consequência relacionada ao conteúdo, então com o uso de dois dados os alunos avançavam as casas quando acertavam a pergunta sorteada. Pode-se notar no progresso da aprendizagem dos estudantes que o objetivo foi alcançado, a dinâmica com jogo ajudou positivamente o ensino de Geometria. Assim, ressaltando que é importante o desenvolvimento deste tipo de atividade na educação básica e para nossa formação enquanto futuros docentes de matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.