SANTOS, Luiz Otávio Silva. Dr. stone: o uso do anime como uma proposta indisciplinar. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/97093>. Acesso em: 23/12/2024 07:58
Os jovens tem absorvido muito da cultura oriental com os animes e mangás, tornando parte do seu cotidiano, podemos definir como mangá os quadrinhos japoneses, que apresentam algumas diferenças das histórias em quadrinhos tradicionais, como o formato dos olhos, sequência de leitura e roteiros; que visam diretamente esse público mais jovem, se tornando uma mídia que sempre se moderniza, seguindo as tendências do seu público; mas ao falarmos da sala de aula, temos ainda poucas mudanças, os métodos mais tradicionais e a distância de linguagem entre professores e alunos, criam um ambiente desmotivador para os discentes, assim criar esse elo torna-se importante para tornar a sala mais atraente; o uso de animes e mangás que os jovens assistem ou leem podem ajudar nisso, como exemplo podemos citar Dr. Stone, que tem o seu roteiro baseado na reconstrução da sociedade após um desastre mundial, assim cada episódio foca em conceito científicos, assim o artigo baseia numa análise dos dez primeiros episódios, em que é analisado os conteúdos que são apresentadas para a elaboração de um guia que será compartilhado com os professores, como exemplo, podemos citar a análise do episódio 01, em que temos conteúdos que constam nas ementas das disciplinas de Biologia, Química e Física, como exemplos podemos citar: Sucessão Ecológica, processos de fermentação e destilação, etapas do método científico, história da ciência e processo de produção de sal e suas utilidades no processo de conservação dos alimentos, assim uma das metas dessa pesquisa e a elaboração de um e-book com sugestões para as aulas usando o anime como base, com isso podemos ajudar os professores com um material mais dinâmico e motivador para suas aulas.