A formação continuada é essencial para uma reflexão das práticas no fazer docente, possibilitando aos educadores conjuntamente perceber o que pode ser aprimorado em relação às ações pedagógicas. Os jogos matemáticos, bem elaborados, possibilitam o seu uso como um recurso didático na construção de um conhecimento sólido e eficaz, devido às inúmeras características que o jogo possui. Dentre elas podemos citar: o caráter lúdico, o desenvolvimento intelectual e a formação de relações. A presente pesquisa teve por objetivo identificar quais vantagens e desvantagens o uso de jogos matemáticos tem em relação à aprendizagem dos alunos na visão dos educadores. Para o desenvolvimento do estudo utilizamos como referenciais os autores Martins (2014), Silva (2005), kodama (2004), D’AMBRÓSIO (2018) e Smole (2007). A pesquisa faz parte de um trabalho de mestrado e foi delineada nos preceitos da abordagem qualitativa e utilizamos a estratégia de uma pesquisa-formação, em função de se analisar o fazer o docente (BARREIRO,2008). Os participantes do estudo foram vinte professores da rede municipal de Ensino Fundamental nos anos finais da cidade de Chorozinho-Ceará. Como resultado de pesquisa tivemos a construção de uma dissertação, bem como a visão do pensamento dos educadores em relação à utilização dos jogos matemáticos. Conforme a participação deles, podemos dizer que ao se utilizar um jogo matemático os docentes devem ter como foco principal despertar nos alunos o interesse pelo conteúdo estudado, bem como pela matemática, pois a didática do professor aliada com a utilização de jogos matemáticos quebra a rotina da sala de aula e consequentemente torna o processo de ensino e aprendizagem mais interessante e até mesmo divertido.