O ensino investigativo trata-se de uma estratégia didática que torna os estudantes protagonistas do processo de ensino e aprendizagem. O método baseia-se na resolução de problemas para a construção de conceitos a partir da investigação dos fenômenos. Este trabalho apresenta um relato de experiência desenvolvido ao longo do Estágio Supervisionado I da Licenciatura em Química, realizado em uma escola pública da cidade de João Pessoa - PB. O objetivo foi aplicar uma sequência de ensino investigativa para a introdução da temática eletricidade em uma turma do 9° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Virginius da Gama e Melo, junto a 38 estudantes e 01 professora de ciências. A metodologia empregada foi de natureza qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram atividades respondidas e relatórios elaborados pelos estudantes. As atividades desenvolvidas para o desenvolvimento da sequência didática foram: avaliação diagnóstica; aulas expositivas dialogadas; experimentos relacionados à temática trabalhada; e aula de campo. Ao longo da sequência de ensino em questão, os estudantes apresentaram postura autônoma no processo de ensino e aprendizagem e a licencianda atuou como mediadora deste processo, possibilitando a apropriação de conceitos científicos pelos estudantes. A análise dos relatórios elaborados pelos discentes indicou a formação de conceitos relacionádos à eletricidade em nível formal. Portanto, consideramos que neste relato, o ato de planejar as atividades práticas pedagógicas no estágio supervisionado I, utilizando a sequência didática e o registro destas nos relatórios, evidenciam e apresentam elementos que possibilitam a formação crítica e reflexiva da docência no ensino de ciências/química. Além disso, possibilita o fazer de propostas que construa autonomia tanto dos/as discentes da escola, quanto da docente que está em constante formação e profissionalização.