Ao compreendermos o letramento emocional como um conjunto de práticas emocionais que nos revelam como o indivíduo atua em sua prática social seja em seu ambiente familiar seja em seu trabalho, voltamos nosso olhar inquiridor à sala de aula, ambiente de construção de conhecimento, mas também ambiente de conflitos emocionais e diante da crise de valores que vivemos em nossa sociedade, da violência, e da intolerância que permeia nossas casas e nossas salas de aula, estudos que privilegiam a educação emocional tornaram-se cada vez mais presentes em trabalhos e discussões acadêmicas. Isso posto, o objetivo principal deste trabalho consiste em descrever como o letramento emocional se manifesta no trabalho do professor (a) de Projeto de Vida em uma escola de Ensino Médio em Tempo Integral, no tocante a autoconsciência, autorregulação, motivação e competência social. Teoricamente nos ancoramos aos Estudos do Letramento, as teorias que versam sobre a Educação Emocional e aos pressupostos do Letramento no Trabalho. Em termos metodológicos, a investigação se insere no campo da Linguística Aplicada e segue uma abordagem qualitativa de vertente etnográfica. Os resultados, ainda semifinais, já apontam que a atenção aos aspectos afetivos pode levar a uma aprendizagem mais efetiva, sobretudo, o cultivo de emoções positivas facilita o ensino-aprendizagem enquanto as emoções negativas interferem prejudicando o bom andamento deste processo.