Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PAU DOS FERROS/RN

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
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O ensino fundamental I pode ser considerado como o primeiro pilar da diversidade do seu aprendizado, aqui pode acontecer seu contato inicial com a interdisciplinaridade escolar, uma mistura de novos conceitos e informações que dificilmente tem em sua educação informal. A geografia enquanto disciplina não pode ser esquecida, mediante o papel de construção de mundo para a criança, pois trata-se um componente responsável para formar cidadãos críticos, éticos, conscientes e preservativos com meio ambiente. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na etapa fundamental anos iniciais, trata a geografia como a disciplina que vai proporcionar nos alunos, sua primeira visão sobre o mundo em que ele está localizado; contribuindo também para a conceituação de identidade, entendimento social e identificações culturais. Para que o aluno entenda o espaço geográfico, os fenômenos que acontecem em seu cotidiano, é colocado em pauta, que em meio as aulas e atividades, eles tenham a captação e o despertar sobre o raciocínio geográfico. Na produção do trabalho ouve levantamento bibliográfico sobre as questões apontas, em busca de esclarecimentos sobre o tema. O tratado acadêmico terá a finalidade sobre uma análise do ensino da geografia nos anos iniciais, especificamente uma observação e pesquisa de campo em uma escola pública na cidade de Pau dos Ferros/RN na turma de 2° ano, na finalidade de analisar a relação dos alunos com a disciplina, e o processo de relação com os componentes e habilidades que eles devem adquirir diante das realizações das suas atividades.Aprender a descobrir novas informações e conhecimentos são uma motivação para o processo de ensino aprendizagem, principalmente em seu começo da vida, sendo cri" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9333_TB3566_10122023222322.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NILSON GOMES DA SILVA FILHO" "autor_nome_curto" => "NILSON" "autor_email" => "nilsongomes@alu.uern.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97330 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3566 "inscrito_id" => 9333 "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PAU DOS FERROS/RN" "resumo" => "Aprender a descobrir novas informações e conhecimentos são uma motivação para o processo de ensino aprendizagem, principalmente em seu começo da vida, sendo criança. 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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Aprender a descobrir novas informações e conhecimentos são uma motivação para o processo de ensino aprendizagem, principalmente em seu começo da vida, sendo criança. O ensino fundamental I pode ser considerado como o primeiro pilar da diversidade do seu aprendizado, aqui pode acontecer seu contato inicial com a interdisciplinaridade escolar, uma mistura de novos conceitos e informações que dificilmente tem em sua educação informal. A geografia enquanto disciplina não pode ser esquecida, mediante o papel de construção de mundo para a criança, pois trata-se um componente responsável para formar cidadãos críticos, éticos, conscientes e preservativos com meio ambiente. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na etapa fundamental anos iniciais, trata a geografia como a disciplina que vai proporcionar nos alunos, sua primeira visão sobre o mundo em que ele está localizado; contribuindo também para a conceituação de identidade, entendimento social e identificações culturais. Para que o aluno entenda o espaço geográfico, os fenômenos que acontecem em seu cotidiano, é colocado em pauta, que em meio as aulas e atividades, eles tenham a captação e o despertar sobre o raciocínio geográfico. Na produção do trabalho ouve levantamento bibliográfico sobre as questões apontas, em busca de esclarecimentos sobre o tema. O tratado acadêmico terá a finalidade sobre uma análise do ensino da geografia nos anos iniciais, especificamente uma observação e pesquisa de campo em uma escola pública na cidade de Pau dos Ferros/RN na turma de 2° ano, na finalidade de analisar a relação dos alunos com a disciplina, e o processo de relação com os componentes e habilidades que eles devem adquirir diante das realizações das suas atividades.

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