Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATOS DE EXPERIÊNCIA E MOTIVAÇÃO NO INÍCIO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97745
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4126
    "inscrito_id" => 337
    "titulo" => "RELATOS DE EXPERIÊNCIA E MOTIVAÇÃO NO INÍCIO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar relatos acerca das experiências da monitoria na componente Fundamentos da Eletricidade, que é ofertada no primeiro período do curso de bacharelado em Engenharia Elétrica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Pesqueira e a verificação posterior do interesse e motivação dos alunos no prosseguimento do curso. Essa disciplina visa introduzir os estudantes na parte técnica, dando-lhes um pouco do conhecimento necessário para que tenham mais ciência do que lhes aguardam nos seguintes períodos do curso. O artigo detalha os métodos utilizados em sala de aula para compreensão dos conceitos básicos sobre eletricidade, tais como a simulação e a abordagem prática da teoria vista em sala de aula, componentes elétricos e eletrônicos, ferramentas de trabalho, manuseio de circuitos, equipamentos e instrumentos de medição. Por meio de atividades presenciais e formulários, os graduandos relataram suas dificuldades e experiências, sendo então possível realizar uma análise qualitativa a partir de suas respostas. Os resultados expressam a importância da monitoria como um método que facilita a interação professor-aluno e, também, dá todo o suporte necessário para o educando, pois muitas vezes eles adentram na universidade sem um bom alicerce educacional, apresentando dificuldades quanto a resolução e entendimento do conteúdo abordado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID337_TB4126_13062023180445.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CHRISTIAN ARAUJO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "CHRISTIAN A."
    "autor_email" => "christian.araujo96@outloo"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97745
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4126
    "inscrito_id" => 337
    "titulo" => "RELATOS DE EXPERIÊNCIA E MOTIVAÇÃO NO INÍCIO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar relatos acerca das experiências da monitoria na componente Fundamentos da Eletricidade, que é ofertada no primeiro período do curso de bacharelado em Engenharia Elétrica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Pesqueira e a verificação posterior do interesse e motivação dos alunos no prosseguimento do curso. Essa disciplina visa introduzir os estudantes na parte técnica, dando-lhes um pouco do conhecimento necessário para que tenham mais ciência do que lhes aguardam nos seguintes períodos do curso. O artigo detalha os métodos utilizados em sala de aula para compreensão dos conceitos básicos sobre eletricidade, tais como a simulação e a abordagem prática da teoria vista em sala de aula, componentes elétricos e eletrônicos, ferramentas de trabalho, manuseio de circuitos, equipamentos e instrumentos de medição. Por meio de atividades presenciais e formulários, os graduandos relataram suas dificuldades e experiências, sendo então possível realizar uma análise qualitativa a partir de suas respostas. Os resultados expressam a importância da monitoria como um método que facilita a interação professor-aluno e, também, dá todo o suporte necessário para o educando, pois muitas vezes eles adentram na universidade sem um bom alicerce educacional, apresentando dificuldades quanto a resolução e entendimento do conteúdo abordado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID337_TB4126_13062023180445.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CHRISTIAN ARAUJO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "CHRISTIAN A."
    "autor_email" => "christian.araujo96@outloo"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar relatos acerca das experiências da monitoria na componente Fundamentos da Eletricidade, que é ofertada no primeiro período do curso de bacharelado em Engenharia Elétrica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Pesqueira e a verificação posterior do interesse e motivação dos alunos no prosseguimento do curso. Essa disciplina visa introduzir os estudantes na parte técnica, dando-lhes um pouco do conhecimento necessário para que tenham mais ciência do que lhes aguardam nos seguintes períodos do curso. O artigo detalha os métodos utilizados em sala de aula para compreensão dos conceitos básicos sobre eletricidade, tais como a simulação e a abordagem prática da teoria vista em sala de aula, componentes elétricos e eletrônicos, ferramentas de trabalho, manuseio de circuitos, equipamentos e instrumentos de medição. Por meio de atividades presenciais e formulários, os graduandos relataram suas dificuldades e experiências, sendo então possível realizar uma análise qualitativa a partir de suas respostas. Os resultados expressam a importância da monitoria como um método que facilita a interação professor-aluno e, também, dá todo o suporte necessário para o educando, pois muitas vezes eles adentram na universidade sem um bom alicerce educacional, apresentando dificuldades quanto a resolução e entendimento do conteúdo abordado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.