O presente trabalho tem como objetivo apresentar relatos acerca das experiências da monitoria na componente Fundamentos da Eletricidade, que é ofertada no primeiro período do curso de bacharelado em Engenharia Elétrica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Pesqueira e a verificação posterior do interesse e motivação dos alunos no prosseguimento do curso. Essa disciplina visa introduzir os estudantes na parte técnica, dando-lhes um pouco do conhecimento necessário para que tenham mais ciência do que lhes aguardam nos seguintes períodos do curso. O artigo detalha os métodos utilizados em sala de aula para compreensão dos conceitos básicos sobre eletricidade, tais como a simulação e a abordagem prática da teoria vista em sala de aula, componentes elétricos e eletrônicos, ferramentas de trabalho, manuseio de circuitos, equipamentos e instrumentos de medição. Por meio de atividades presenciais e formulários, os graduandos relataram suas dificuldades e experiências, sendo então possível realizar uma análise qualitativa a partir de suas respostas. Os resultados expressam a importância da monitoria como um método que facilita a interação professor-aluno e, também, dá todo o suporte necessário para o educando, pois muitas vezes eles adentram na universidade sem um bom alicerce educacional, apresentando dificuldades quanto a resolução e entendimento do conteúdo abordado.