O ensino de Ciências da Natureza representa um constante desafio para professores e estudantes, exigindo a habilidade de abstração sobre diversos conceitos, além das dificuldades de contextualização e observação dos fenômenos naturais. Apenas a linguagem verbal formal pode não ser suficiente para o pleno entendimento dos conteúdos, assim, os livros paradidáticos funcionam como ferramentas de apoio interdisciplinar, associando linguagem não-verbal, escrita lúdica e contextualizada, gerando identificação entre os estudantes e as narrativas retratadas. Estes materiais podem ser utilizados no ensino-aprendizagem das Relações Ecológicas, viabilizando o letramento científico, associado à Aprendizagem Investigativa, exercitando a autonomia, curiosidade e a criticidade dos alunos. Desta forma, o presente trabalho objetiva associar o uso dos livros paradidáticos ao Ensino por Investigação, aplicado às Relações Ecológicas, propondo uma sequência de momentos didáticos para estudantes da educação básica. Nesta proposta, a biblioteca escolar, e seu acervo, se tornam um laboratório para a investigação durante três momentos da Aprendizagem Investigativa: a problematização, a organização do conhecimento, e a aplicação. No primeiro momento, conduzidos pelo professor, os estudantes terão acesso aos conceitos teóricos sobre o tema, sendo indagados sobre como as Relações Ecológicas são apresentadas na literatura, bem como quais as relações mais representadas no material paradidático disponível na escola. Já com o material literário em mãos, haverá a identificação das Relações Ecológicas na prática. Os exemplos ilustrados poderão ser divididos qualitativamente e quantitativamente, sendo, por fim, associados à parte teórica exposta no primeiro momento. Assim, ocorrerá a aplicação do conhecimento, respondendo à problematização inicial, e gerando uma aprendizagem mais significativa do tema. Portanto, esta proposta didática desenvolve não apenas a pesquisa e a investigação crítica dos estudantes no tangente à Ecologia, mas também, exercita o letramento científico, o trabalho em equipe, e valoriza o uso dos livros paradidáticos e a apropriação do ambiente da biblioteca nas escolas.