Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I ADOTADO NA REDE MUNICIPAL DE RIO LARGO: UMA ANÁLISE À LUZ DA PERSPECTIVA DA LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100957
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8579
    "inscrito_id" => 23054
    "titulo" => "O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I ADOTADO NA REDE MUNICIPAL DE RIO LARGO: UMA ANÁLISE À LUZ DA PERSPECTIVA DA LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL"
    "resumo" => "O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I ADOTADO NA REDE MUNICIPAL DE RIO LARGO: UMA ANÁLISE À LUZ DA PERSPECTIVA DA LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL KALIANE VITOR TENÓRIO RESUMO Esse estudo, baseado na perspectiva da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006), tem como objetivo central (re) pensar sobre como são trabalhadas as práticas de leitura e compreensão textual em exercícios adotados no livro didático de Língua Portuguesa, da coleção BURITI MAIS PORTUGUÊS (5º ano), utilizado no município de Rio Largo - AL. Para essa reflexão, foi utilizado um estudo sobre concepção de língua de Bakthin (1999) enquanto interação verbal que compreende o texto como processo social e histórico determinado pelo dialogismo. A pesquisa também é embasada em contribuições teóricas de Koch (1999), Freire (1998), Bunzen (2010), Rojo (2009), Travaglia (2009), Solé (1998) e Marcuschi (1996;1998). Diante desse contexto, as questões que nortearam este trabalho foram: 1) Como se dá o trabalho com leitura e compreensão de texto apresentado no livro didático BURITI MAIS PORTUGUÊS 5º ANO? 2) Quais as implicações desse trabalho para o ensino de Língua Portuguesa? Como pressuposto metodológico, este trabalho assume uma perspectiva qualitativa de pesquisa (TRIVINOS, 1987). Este estudo utilizou-se de questionário (com docentes) e da análise do livro didático de Língua Portuguesa como procedimentos de geração de dados, tendo em vista que podem ser atingidas com mais abrangência se forem obtidas por meio da triangulação de múltiplas fontes, baseado no estudo de caso (YIN, 2005). Por meio dessa pesquisa, podemos perceber alguns pontos negativos no LDP como: a fragmentação dos conteúdos, concepção mecanicista de leitura e atividades de escrita, repetição dos exercícios e visão resumida dos conceitos infringindo suas características intrínsecas. No entanto, consideramos o livro didático como um recurso relevante para o desenvolvimento do aprendizado do aluno, a partir de ações docentes que procurem sanar esses pontos negativos no contexto da prática pedagógica. Palavras-chave: Livro Didático. Leitura e Compreensão Textual. Gêneros Discursivos"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6581aea496bd5_19122023115428.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => "2023-12-19 11:54:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KALIANE VITOR TENÓRIO"
    "autor_nome_curto" => "Kaliane Vitor T"
    "autor_email" => "kalianev2023@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100957
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8579
    "inscrito_id" => 23054
    "titulo" => "O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I ADOTADO NA REDE MUNICIPAL DE RIO LARGO: UMA ANÁLISE À LUZ DA PERSPECTIVA DA LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL"
    "resumo" => "O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I ADOTADO NA REDE MUNICIPAL DE RIO LARGO: UMA ANÁLISE À LUZ DA PERSPECTIVA DA LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL KALIANE VITOR TENÓRIO RESUMO Esse estudo, baseado na perspectiva da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006), tem como objetivo central (re) pensar sobre como são trabalhadas as práticas de leitura e compreensão textual em exercícios adotados no livro didático de Língua Portuguesa, da coleção BURITI MAIS PORTUGUÊS (5º ano), utilizado no município de Rio Largo - AL. Para essa reflexão, foi utilizado um estudo sobre concepção de língua de Bakthin (1999) enquanto interação verbal que compreende o texto como processo social e histórico determinado pelo dialogismo. A pesquisa também é embasada em contribuições teóricas de Koch (1999), Freire (1998), Bunzen (2010), Rojo (2009), Travaglia (2009), Solé (1998) e Marcuschi (1996;1998). Diante desse contexto, as questões que nortearam este trabalho foram: 1) Como se dá o trabalho com leitura e compreensão de texto apresentado no livro didático BURITI MAIS PORTUGUÊS 5º ANO? 2) Quais as implicações desse trabalho para o ensino de Língua Portuguesa? Como pressuposto metodológico, este trabalho assume uma perspectiva qualitativa de pesquisa (TRIVINOS, 1987). Este estudo utilizou-se de questionário (com docentes) e da análise do livro didático de Língua Portuguesa como procedimentos de geração de dados, tendo em vista que podem ser atingidas com mais abrangência se forem obtidas por meio da triangulação de múltiplas fontes, baseado no estudo de caso (YIN, 2005). Por meio dessa pesquisa, podemos perceber alguns pontos negativos no LDP como: a fragmentação dos conteúdos, concepção mecanicista de leitura e atividades de escrita, repetição dos exercícios e visão resumida dos conceitos infringindo suas características intrínsecas. No entanto, consideramos o livro didático como um recurso relevante para o desenvolvimento do aprendizado do aluno, a partir de ações docentes que procurem sanar esses pontos negativos no contexto da prática pedagógica. Palavras-chave: Livro Didático. Leitura e Compreensão Textual. Gêneros Discursivos"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6581aea496bd5_19122023115428.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => "2023-12-19 11:54:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KALIANE VITOR TENÓRIO"
    "autor_nome_curto" => "Kaliane Vitor T"
    "autor_email" => "kalianev2023@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I ADOTADO NA REDE MUNICIPAL DE RIO LARGO: UMA ANÁLISE À LUZ DA PERSPECTIVA DA LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL KALIANE VITOR TENÓRIO RESUMO Esse estudo, baseado na perspectiva da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006), tem como objetivo central (re) pensar sobre como são trabalhadas as práticas de leitura e compreensão textual em exercícios adotados no livro didático de Língua Portuguesa, da coleção BURITI MAIS PORTUGUÊS (5º ano), utilizado no município de Rio Largo - AL. Para essa reflexão, foi utilizado um estudo sobre concepção de língua de Bakthin (1999) enquanto interação verbal que compreende o texto como processo social e histórico determinado pelo dialogismo. A pesquisa também é embasada em contribuições teóricas de Koch (1999), Freire (1998), Bunzen (2010), Rojo (2009), Travaglia (2009), Solé (1998) e Marcuschi (1996;1998). Diante desse contexto, as questões que nortearam este trabalho foram: 1) Como se dá o trabalho com leitura e compreensão de texto apresentado no livro didático BURITI MAIS PORTUGUÊS 5º ANO? 2) Quais as implicações desse trabalho para o ensino de Língua Portuguesa? Como pressuposto metodológico, este trabalho assume uma perspectiva qualitativa de pesquisa (TRIVINOS, 1987). Este estudo utilizou-se de questionário (com docentes) e da análise do livro didático de Língua Portuguesa como procedimentos de geração de dados, tendo em vista que podem ser atingidas com mais abrangência se forem obtidas por meio da triangulação de múltiplas fontes, baseado no estudo de caso (YIN, 2005). Por meio dessa pesquisa, podemos perceber alguns pontos negativos no LDP como: a fragmentação dos conteúdos, concepção mecanicista de leitura e atividades de escrita, repetição dos exercícios e visão resumida dos conceitos infringindo suas características intrínsecas. No entanto, consideramos o livro didático como um recurso relevante para o desenvolvimento do aprendizado do aluno, a partir de ações docentes que procurem sanar esses pontos negativos no contexto da prática pedagógica. Palavras-chave: Livro Didático. Leitura e Compreensão Textual. Gêneros Discursivos

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.