O Programa Institucional de Residência Pedagógica (PRP) faz parte da política nacional de formação de professores, possibilita aos estudantes dos cursos de Licenciatura a imersão no contexto da educação escolar básica, neste contexto assegurando a integração das atividades desenvolvidas no Colégio da Polícia Militar Unidade VI de Araguatins -TO podendo relacionar teoria e prática educacionais dentro do ambiente escolar. Este relato de experiência foi desenvolvido com o objetivo de expor as contribuições e dificuldades vivências durante a participação como residente do PRP no modulo I, onde a principal dificuldade foi para ministrar os conteúdos por conta do novo ensino médio, pois o mesmo diminuiu as aulas de biologia para implementar outros componentes curriculares, com isso passou-se a ter apenas 50 minutos de aula por semana dificultando a realização de diversos conteúdos e aulas práticas. As aulas de biologia foram ministradas em duas turmas de 3° do ensino médio, por ser duas turmas os ritmos de conteúdo foram diferentes, cada turma tem seu jeito de compreender o conteúdo e tiveram como foco aulas expositivas e diálogos entre os alunos e o educador. Entre as matérias que foram adicionada podemos citar a trilha de agronegócio que se encaixa em alguns conteúdos envolvendo a biologia, juntamente com os discentes foi realizada a implementação de uma horta para fins alimentícios e pedagógicos, além de fortalecer o ensino educativo e multidisciplinar com a prática de produção e cultivo, dentro dessa pratica pode-se abordar diversos conteúdos, começando pela compostagem que foi realizado junto com a professora de química utilizando o resíduo de alimentos da própria escola, o solo, os nutrientes, essa trilha teve a participação de alunos do primeiro até o terceiro ano do ensino médio com duas aulas semanais.