Esta pesquisa teve como objetivo apresentar um estudo de caso no qual se associam metodologias ativas de aprendizagem no estudo de bacias hidrográficas a partir de curvas de nível para alunos do 2º e 3º períodos do curso técnico em saneamento, na modalidade subsequente. O trabalho foi mediado pelos princípios da pesquisa-ação, onde foi realizado um diagnóstico preliminar para identificar os conhecimentos prévios dos estudantes acerca da temática, previamente estudados em sala de aula, tendo sido constatada a persistência de dificuldades de compreensão acerca dos conteúdos, tidos como abstratos por parte dos alunos. Afim de mitigar tais lacunas, foi empregada uma sequência didática baseada em metodologias ativas de ensino-aprendizagem na qual os discentes puderam materializar as curvas de nível de uma bacia hidrográfica que fica situada no entorno à instituição de ensino destes estudantes e que é caracterizada por apresentar alagamentos no período de precipitação. Para tal, foram empregadas folhas de isopor, tintas e outros utensílios de papelaria, obtendo-se como produto final uma maquete hipsométrica em escala, representando tridimensionalmente a problemática em estudo e os assuntos teóricos correlatos. O feedback fornecido pelos discentes mostrou que, para estes, as metodologias empregadas se mostraram eficientes, tendo contribuído na percepção dos elementos em 3D e da assimilação das teorias estudadas, provendo uma aprendizagem mais significativa e interativa.