Atuação de pedagogos no espaço não escolar torna-se um objeto de discussão e pesquisa. Dessa forma, a pedagogia jurídica por ser um campo de atuação contemporâneo e se encontrar em construção, vem sendo debatido entre os profissionais da área, na intenção de expor e objetivar a importância da mesma no poder judiciário. Convergente as literaturas consultadas, há poucos registros que comente sobre a formação e construção desse processo, portanto, é necessário dá visibilidade o objeto da pedagogia no âmbito judiciário, suas teorias, práticas e atuação. Nesse sentido, o presente trabalho visa apresentar uma análise sobre pedagogia jurídica, seus conhecimentos científicos somando na atuação e formação acadêmica e profissional. No âmbito da abordagem qualitativa e de características descritiva, através de pesquisas bibliográfica, em ambientes não escolares e mais especificamente no campo jurídico, utilizando livros e artigos, com foco em autores que contribui com o assunto em discussão, na finalidade de aprimorar e atualizar o conhecimento científico. Os resultados das leituras e análises apontam o pedagogo um profissional com uma formação ampla que possibilita atuar em diversos campos, seja ele escolar e não escolar. Portanto, na pedagogia jurídica não e diferente, pois é um campo de atuação pedagógica que tem como objetivo educativo na formação e ressocialização do ser humano enquanto individuo pertencente a uma sociedade.