Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS: O CASO DA IDENTIFICAÇÃO DAS ILHAS DE CALOR NO MUNÍCIPIO DE JOÃO PESSOA-PB

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Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Mudanças de cunho técnico-científico vêm ocorrendo nas últimas décadas, refletindo diretamente no ensino básico, inclusive no Ensino de Ciências. Diante esse panorama, buscou-se associar o cotidiano com conceitos científicos em atividades de sala de aula. Para isso, por intermédio do grupo de pesquisa CTSA - Jovens fazendo ciência da Escola Estadual João Goulart, com o objetivo de promover o ensino e aprendizagem através de projetos de iniciação científica em física e áreas afins nos quais os alunos desenvolvem projetos, planejando e executando trabalhos científicos, possibilitando a oportunidade de construir seu conhecimento de forma interdisciplinar, criativa e contextualizada, desenvolvemos uma pesquisa que versa sobre o efeito da Ilha de Calor. O objetivo deste trabalho foi analisar o campo térmico urbano, as ilhas de calor, e a sua relação com as diversas formas de uso e cobertura do solo em cidade tropical úmida, especificamente a cidade de João Pessoa, PB. Consideramos as medições da temperatura em pontos representativos da malha urbana de cidade. O nível de estresse térmico foi avaliado com base no índice de desconforto e avaliamos a sensação térmica das pessoas nos pontos monitorados. Abordamos o assunto Ilhas de Calor de forma que pudesse esclarecer dúvidas adquirir conhecimento para buscar a compreensão do problema urbano e enxergamos não só este, mas sim um pouco dos problemas ambientais existentes no mundo e apontamos soluções viáveis. Desenvolvemos também habilidades de iniciação à pesquisa quanto aluno da educação básica e consequentemente despertamos nosso interesse pela ciência e especificadamente pela disciplina de Física.

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