O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS: O CASO DA IDENTIFICAÇÃO DAS ILHAS DE CALOR NO MUNÍCIPIO DE JOÃO PESSOA-PB
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9976 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 627 "inscrito_id" => 1521 "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS: O CASO DA IDENTIFICAÇÃO DAS ILHAS DE CALOR NO MUNÍCIPIO DE JOÃO PESSOA-PB" "resumo" => "Mudanças de cunho técnico-científico vêm ocorrendo nas últimas décadas, refletindo diretamente no ensino básico, inclusive no Ensino de Ciências. Diante esse panorama, buscou-se associar o cotidiano com conceitos científicos em atividades de sala de aula. Para isso, por intermédio do grupo de pesquisa CTSA - Jovens fazendo ciência da Escola Estadual João Goulart, com o objetivo de promover o ensino e aprendizagem através de projetos de iniciação científica em física e áreas afins nos quais os alunos desenvolvem projetos, planejando e executando trabalhos científicos, possibilitando a oportunidade de construir seu conhecimento de forma interdisciplinar, criativa e contextualizada, desenvolvemos uma pesquisa que versa sobre o efeito da Ilha de Calor. O objetivo deste trabalho foi analisar o campo térmico urbano, as ilhas de calor, e a sua relação com as diversas formas de uso e cobertura do solo em cidade tropical úmida, especificamente a cidade de João Pessoa, PB. Consideramos as medições da temperatura em pontos representativos da malha urbana de cidade. O nível de estresse térmico foi avaliado com base no índice de desconforto e avaliamos a sensação térmica das pessoas nos pontos monitorados. Abordamos o assunto Ilhas de Calor de forma que pudesse esclarecer dúvidas adquirir conhecimento para buscar a compreensão do problema urbano e enxergamos não só este, mas sim um pouco dos problemas ambientais existentes no mundo e apontamos soluções viáveis. Desenvolvemos também habilidades de iniciação à pesquisa quanto aluno da educação básica e consequentemente despertamos nosso interesse pela ciência e especificadamente pela disciplina de Física." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio" "palavra_chave" => "ILHA DE CALOR, PROBLEMA AMBIENTAL, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_14_29_56_idinscrito_1521_08d2b351631797ca4e0f815ebe0afa45.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROLINE OLIVEIRA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "KAROLINE" "autor_email" => "rafaellesouza11@hotmail.c" "autor_ies" => "ESCOLA ESTADUAL JOÃO GOULART" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9976 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 627 "inscrito_id" => 1521 "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS: O CASO DA IDENTIFICAÇÃO DAS ILHAS DE CALOR NO MUNÍCIPIO DE JOÃO PESSOA-PB" "resumo" => "Mudanças de cunho técnico-científico vêm ocorrendo nas últimas décadas, refletindo diretamente no ensino básico, inclusive no Ensino de Ciências. Diante esse panorama, buscou-se associar o cotidiano com conceitos científicos em atividades de sala de aula. Para isso, por intermédio do grupo de pesquisa CTSA - Jovens fazendo ciência da Escola Estadual João Goulart, com o objetivo de promover o ensino e aprendizagem através de projetos de iniciação científica em física e áreas afins nos quais os alunos desenvolvem projetos, planejando e executando trabalhos científicos, possibilitando a oportunidade de construir seu conhecimento de forma interdisciplinar, criativa e contextualizada, desenvolvemos uma pesquisa que versa sobre o efeito da Ilha de Calor. O objetivo deste trabalho foi analisar o campo térmico urbano, as ilhas de calor, e a sua relação com as diversas formas de uso e cobertura do solo em cidade tropical úmida, especificamente a cidade de João Pessoa, PB. Consideramos as medições da temperatura em pontos representativos da malha urbana de cidade. O nível de estresse térmico foi avaliado com base no índice de desconforto e avaliamos a sensação térmica das pessoas nos pontos monitorados. Abordamos o assunto Ilhas de Calor de forma que pudesse esclarecer dúvidas adquirir conhecimento para buscar a compreensão do problema urbano e enxergamos não só este, mas sim um pouco dos problemas ambientais existentes no mundo e apontamos soluções viáveis. Desenvolvemos também habilidades de iniciação à pesquisa quanto aluno da educação básica e consequentemente despertamos nosso interesse pela ciência e especificadamente pela disciplina de Física." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio" "palavra_chave" => "ILHA DE CALOR, PROBLEMA AMBIENTAL, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_14_29_56_idinscrito_1521_08d2b351631797ca4e0f815ebe0afa45.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROLINE OLIVEIRA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "KAROLINE" "autor_email" => "rafaellesouza11@hotmail.c" "autor_ies" => "ESCOLA ESTADUAL JOÃO GOULART" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }