Hodiernamente a educação brasileira ainda é permeada por práticas tradicionais, ainda mais quando se trata do ensino de química, fato que leva os educandos considerarem essa disciplina complexa e desvinculada de seu cotidiano. Nesse contexto, cabe às instituições formadoras de professores assegurar aos licenciandos uma formação inicial que permita o desenvolvimento de uma visão crítica ao alinhar teoria e prática, através de uma integração com o chão das escolas de educação básica. Assim o Programa Residência Pedagógica (PRP), ação que compõe a política nacional de formação de professores objetivando aperfeiçoar a preparação prática dos estudantes da licenciatura, assume papel de suma importância nessa construção. Em vista disso, o respectivo trabalho buscou relatar atividades práticas, contextualizadas com o cotidiano dos discentes, realizadas nas regências de uma instituição de ensino médio do município de Iguatu-Ce no contexto do PRP em uma perspectiva crítica e reflexiva da forma que o ensino de química é mediado. Em vista disso, este trabalho se qualifica como um relato de experiência, pois parte de uma vivência de sala de aula e apresenta natureza descritiva, visto que descreve os caminhos metodológicos utilizados pelo residente. Como resultado, percebeu-se que a experimentação em um panorama contextualizado com o dia a dia dos educandos propiciou articulação entre teoria e prática e forneceu um ambiente de reflexão entre as experiências vividas, ocasionando em uma aproximação entre professor, aluno e ocorrências do cotidiano. Portanto, conclui-se que o ideal é planejar variadas abordagens conforme a realidade do ensino. Assim, as experiências obtidas no decorrer destas aulas foram de suma importância para o residente em sua carreira como docente, florescendo criatividade e senso crítico, com intuito de propiciar momentos prazerosos de aprendizagens significativas aos estudantes.