O presente estudo apresenta parte de um trabalho maior que tem em vista relatar como as imagens colaboram de forma positiva para a alfabetização do aluno com deficiência da Educação Especial na rede pública de ensino do município de Apodi/RN. Dado que, “[…] a leitura de mundo precede a leitura da palavra […]” (FREIRE, 2002, p. 11). Centrados em autores que estudam a temática dessa pesquisa, como Freire (2002, 2017), Barbosa (2008), Santaella (2012) entre outros. Focando em propostas de atividades desenvolvidas pela professora de Educação Especial com vista no desenvolvimento da aprendizagem desse discente. Desse modo, a metodologia é o estudo de caso, através do qual descrevemos e analisamos o processo de aprendizagem e ensino que se favoreceu com uso das imagens para a alfabetização. (ARAÚJO, et al., 2008). Portanto, os resultados sobre o processo de aprendizagem obtida pelo aluno com deficiência, uma outro mais, pode somar ao utilizar imagens para alfabetizá-lo evidenciou-se no seu desenvolvimento cognitivo, tanto ao identificar as letras reconhecendo palavras de forma contextualizada com assuntos de sua vida cotidiana como de compreender os processos de si e do mundo, através do seu conhecimento prévio. Dessa forma, pudemos concluir que a maneira como a professora da Educação Especial desenvolveu sua prática ao utilizar o recurso imagens no processo de alfabetização do discente com deficiência, corroborou positivamente na sua aprendizagem.