FERNANDES, Emily et al.. Propanganda com fins educativo: burguer king e questões lbgtqia+. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/97970>. Acesso em: 22/12/2024 23:04
As propagandas circulam cotidianamente em diversos meio de comunicação (Televisão, internet, panfletos, autdoor, radio), as marcas usam as propagandas para atrair mais pessoas, têm como intuito persuadir o público para comprar e consumir, seja determinado serviço ou produto, mas também pode ter o viés educativo. Os grupos marginalizados têm tomado espaço e anseia pela representatividade nessas propagandas, um desses grupos são os LGBTQIA+, com isso tem se tornado mais frequente as marcas utilizarem a temática ou pessoas fazem parte dessa comunidade. Tentado perceber que repercussão da temática LGBTQIA+ e as faces que a propaganda possui, o trabalho objetiva analisar um vídeo lançado pela Burger King voltada para as questões LGBTQIA+, para isso usaremos alguns recortes de falas e imagem do vídeo lançado na plataforma do instagram, além disso usaremos alguns comentários gerados pelo vídeo. Temos como aporte teórico Santaella (2012) com as estratégias da propaganda publicitária, Butler (2018) Foucault (2013) e Jesus (2012) relacionadas às questões de sexualidades e gênero. Na análise foi possível perceber que o vídeo é hibrido sendo comercial e educacional. Apresenta indiretamente nas falas das crianças conceitos sobre a sigla LGBTQIA+, abordar de forma lúdica a diversidade sexual e de gênero. Usa estratégias de sedução e persuasão, também podemos destacar que aconteceu uma rejeição por parte dos usuários por achar que as questões LGBTQIIA+ inadequadas para serem abordadas, rejeição provavelmente não desejada pela marca.