Desde o ano 2000 houve um grande aumento na utilização de jogos e atividades lúdicas aplicadas como um recurso didático em aulas de Química do ensino médio. É constatado na literatura um número grande de trabalhos que relatam o uso de atividades lúdicas na disciplina de Química. Caminhando nessa perspectiva, o presente estudo, traz uma reflexão didática de métodos de ensino e aprendizagem nas aulas de Química do ensino médio. Pensando também de como preparar e aplicar os conceitos da área de Química de forma que incentive os estudantes a reconhecer e analisar os conteúdos do ensino médio de maneira lúdica. Onde, na maioria das vezes, o docente não usa nenhum mecanismo ou método que venha estimular de forma lúdica a temática para o desenvolvimento e habilidades específicas dos estudantes nas aulas de Química. Assim, a pesquisa apresentada, tem como objetivo, relatar uma experiência que trata da utilização de jogos lúdico no conteúdo de “Solubilidade e Propriedades Coligativas” da disciplina de Química do 2º Ano do ensino médio. O jogo escolhido foi de conhecimento da comunidade escolar que cumpre com os três níveis de Johnstone (Jogo da velha com cartas) que concilia com a temática escolhida para revisar "Solubilidade e Propriedades coligativas". Usando materiais de simples confecção e reutilizável sem risco de descarte, como papelão e cartolina, a experiência torna-se mais visual, onde as cartas são digitalizadas e imprimidas. Dessa maneira, tornando o jogo mais inclusivo e tendo como foco alunos com autismo, onde, se deve ter uma maior atenção na compreensão e interpretação das perguntas. Durante a aplicação do jogo da velha, pode-se observar um grande desempenho dos alunos tanto na questão do conteúdo abordado na aula lúdica como também no desempenho da equipe, pois, os mesmos trocaram informações de forma coletiva tornando as aulas mais interessantes, dinâmicas e significativas.